Cidades

Estudantes lançam livro que resgata a história dos moradores e de Guarulhos

 A cultura local e a trajetória de uma comunidade contadas por meio das memórias de seus moradores. Essa é a essência do livro ‘Histórias: Toda escola tem uma para contar’, desenvolvido por alunos da rede pública de ensino de Guarulhos, participantes do projeto ‘Todo Lugar tem uma história para contar’, uma realização do Museu da Pessoa, com patrocínio da EDP, distribuidora de energia elétrica para as regiões do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, e parceria do Instituto EDP, que coordena as ações socioambientais do Grupo, e da Secretaria Municipal de Educação. 
 
Pela primeira vez em Guarulhos, a produção contou com a participação de 15 professores e 300 estudantes – 250 do ensino fundamental e 50 do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) – das Escolas Municipais EPG Professor Edson Nunes Malecka, EPG Elis Regina, EPG Inêz Rizzatto Rodrigues, EPG Dorival Caymmi, EPG Gabriela Mistral e EPG Professora Sílvia de Cássia Matias. 
O projeto tem como objetivo a promoção do diálogo Escola-Comunidade e traz  histórias como a de Dona Zenaide, que é neta de índia e agora moradora de Guarulhos. 
 
“É um projeto muito importante para a formação dos alunos, pois além de estreitar as relações humanas entre a escola e a comunidade, também estimula importantes aprendizagens ligadas à pesquisa, leitura e produção de conteúdo”, afirma Luis Carlos Gouveia, diretor do Instituto EDP. 
 
O projeto ‘Todo Lugar tem uma história para contar’

Posso ajudar?