SP: como saber se a sua linha de ônibus será afetada no carnaval

A programação oficial do carnaval de São Paulo já acontece neste sábado, 15, e domingo, 16, com muita animação nas ruas e avenidas da capital. Por conta disso, 560 linhas de ônibus sofrerão mudanças de itinerário temporárias, segundo a SPTrans. Site, telefone e adesivos em pontos de parada são algumas das opções para se informar.

Em 2020, a prefeitura informou que a programação oficial terá 663 desfiles. O crescimento do carnaval de rua é marcado pela diversidade de blocos, que tocarão de k-pop a música judaica e de artistas brasileiros, como Caetano Veloso e Tom Zé.

Veja a seguir as dicas para os usuários do sistema de ônibus descobrirem se as linhas que costumam utilizar terão alteração de trajeto neste final de semana no pré-carnaval oficial de 2020.

<b>Internet</b>

A SPTrans disponibilizou um site que será atualizado constantemente, para mostrar se há programação de mudança de itinerário para cada linha consultada. No buscador, o usuário deve informar o número ou a linha de ônibus desejada. Em seguida, a plataforma indica as mudanças de rota em diferentes regiões da cidade.

A linha 8215-10 – Jardim Paulistano / Praça do Correio, por exemplo, é umas das 63 que passam pelo centro da cidade, área com alta concentração de blocos, e sofrerá mudanças. A programação de desvios no domingo, 16, no centro, ainda não está disponível no site. A SPTrans explicou que a programação está sendo atualizada constantemente e estará disponível para os usuários até domingo.

<b>Pontos de ônibus</b>

A população também poderá se informar por meio de adesivos fixados nos pontos de ônibus, que contêm um QR Code que leva ao site especial da SPTrans.

<b>Telefone</b>

Outra opção para conferir os trajetos dos desvios das linhas de ônibus, além do site, é o telefone 156.

<b>Prefeitura</b>

A SPTrans informou que aproximadamente 690 funcionários estarão trabalhando 24 horas por dia durante os dias de carnaval, em diversas frentes de trabalho.

Posso ajudar?