Detentos que estão abrigados no pavilhão III da Penitenciária I “José Parada Neto” estão com visitas e entrega de mantimentos suspensas até o próximo domingo, 15. A punição aos presos está relacionada a agressão ao diretor do Núcleo de Segurança e Disciplina e outros dois agentes de segurança que trabalham no local, que não tiveram seus respectivos nomes revelados pela Secretaria de Administração Penitenciária do Estado.
O incidente envolvendo o gestor e os agentes se deu no dia 2 deste mês. Como punição aos infratores, a administração daquele empreendimento prisional decidiu suspender alguns dos benefícios que os mesmos têm direito como visitas e o recebimento de mantimentos por familiares ou visitantes (Jumbo). A Pasta também informou que existe um processo de investigação em curso para apurar os fatos.
A Secretaria de Administração Penitenciária do Estado também ressaltou que esta medida tem como objetivo ouvir os presos durante a apuração, realizar revistas e proteger a integridade física de funcionários, visitantes e advogados, a direção da unidade estipulou a suspensão cautelar das visitas no dia 08 e 15 e a entrega do Jumbo (a comida que vem de fora do presidio e itens de higiene pessoal – cada unidade tem a sua regra) nesta quinta-feira, 12.
Em função do ato de indisciplina dos detentos daquela unidade, a administração optou por realizar o isolamento dos abrigados daquela instalação. No entanto, a Pasta não informou a quantidade de detentos que o pavilhão III abriga e tampouco a sua totalidade nos demais pavilhões. Mas, ela reitera que estes estão sujeitos às punições previstas na Lei de Execução Penal por falta grave.
E por fim, a SAP informa que a Portaria Conjunta CRO/CRN/CCAP/CRC/CVL – 001, de 19/04/2007, padroniza as regras para a entrega de jumbo nas Unidades Prisionais. É permitido aos visitantes levar gêneros alimentícios, inclusive comidas prontas em geral, acondicionadas em recipientes transparentes – neste último caso, somente no dia da visita no sábado ou no domingo. É permitido também o envio de remessas semanais de bens, objetos e comidas não perecíveis.



