Cidades

Apesar de entregue, Prefeitura deve concluir obras da ponte da Vila Any no dia 26

Foram três anos de obras, pouco mais de R$ 6 milhões de investimentos e muita indefinição. Este é o retrato atual da recuperação viária e estrutural da ponte da Vila Any, localizada no extremo leste da cidade, que faz divisa com a mesma região da Capital. No entanto, o Governo Municipal promete entregar a estrutura em sua totalidade e em pleno funcionamento estrutural na próxima quinta-feira, 26.
 
Mesmo sem as obras finalizadas, a ponte da Vila Any foi entregue pelo ex-prefeito Sebastião Almeida, que deixou o PT nesta semana, com suas funcionalidades prejudicadas. As benfeitorias no local começaram a ser realizadas em meados de 2013 e custaram aos cofres públicos – Governo do Estado, Prefeitura de Guarulhos e Prefeitura de São Paulo -, a quantia aproximada de R$ 6,2 milhões.
 
Já a atual gestão da Prefeitura guarulhense afirma que o viário entregue por Almeida em 31 de dezembro de 2016 ficará fechada parcialmente em alguns momentos do dia para o tráfego de veículos e pedestres. Entretanto, a Administração não informou quais eram estes momentos, porém,  ressalta que a interdição será necessária para finalização da ponte.
 
A Prefeitura revela que naquele local serão feitas as juntas de dilatação (dispositivos necessários para absorver variações e minimizar efeitos de vibração e movimento), calçada, ciclovia e proteção de segurança. Essas intervenções ficarão prontas em 10 dias, quando a ponte poderá ser liberada para uso. A ponte estará completamente finalizada em 20 dias.
 
O Governo Municipal esclarece, a partir de informações da adnistração anterior, que a remoção das famílias foi feita pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia e Elétrica), que está vinculado ao Governo do Estado. Contudo, a Administração não revelou se estas obras complementares estão inclusas no investimento já realizado ou causou novas despesas.

Posso ajudar?