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Vias utilizadas para obras do Rodoanel estão quase intransitáveis

As condições em que se encontram algumas vias na região do Cabuçu estão preocupando moradores, que culpam o fluxo intenso de veículos que prestam serviços para as obras do Rodoanel Trecho Norte pelos estragos. As reclamações não são novidade. Em em maio de 2016 um grupo protestou e chegou a interditar um trecho da Estrada do Cabuçu.
 
Com os temporais que atingiram a cidade de Guarulhos nos últimos dias, os problemas das vias utilizadas pelas construtoras responsáveis pelas obras, se tornaram mais evidentes. Em pontos da avenida Pedro de Souza Lopes, próximo a divisa entre Guarulhos e São Paulo, alguns pontos estão praticamente intransitáveis.
 
A moradora Paula Ferreira contou que as grandes crateras chegam a ter a largura de um veículo de passeio e estariam sendo encobertas pela água, que não escoam.  Ainda segundo Paula, na região do Camabará, o fluxo e o entupimento de um rio teriam contribuído para a quebra do asfalto o que dificulta a passagem.
 
O GuarulhosWeb tem recebido diversas reclamações de moradores da região que não suportam mais a situação e pedem a ajuda para que o problema seja solucionado. 
 
Em 2016 durante entrevista ao portal, o ex-prefeito Sebastião Almeida, afirmou ter um acordo entre a prefeitura e a Dersa, responsável pelas obras, no qual os danos causados pelos veículos utilizados para transporte de cargas provenientes do Rodoanel, seriam arcados pelos responsáveis.
 
Após a declaração de Almeida, moradores interditaram um trecho da Estrada do Cabuçu para protestar contra as péssimas condições das vias. Uma reunião foi realizada com moradores e representantes da prefeitura e da Dersa, o que resultou em pequenos reparos, que não solucionaram o problema.
 
Nesta quarta-feira (18),  a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) informou que nos próximos dias será realizada uma vistoria no local. O objetivo seria avaliar os impactos causados pelo tráfego de caminhões das obras do Rodoanel.
 
Ainda segundo a SDU, após a coleta de dados, a Secretaria “irá notificar a DERSA a promover os reparos necessários. A SDU informa ainda que está em diálogo com a Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) para a adoção de medidas conjuntas em relação a demanda”.
 
O GuarulhosWeb entrou em contato com a DERSA, que encaminhou a demanda para duas empresas responsáveis pelas obras. A Acciona Infraestructura, responsável pelos lotes 4 e 6, esclareceu que “todas as intervenções, quando necessárias, são realizadas sob a determinação da Dersa”.
 
A Construcap informou que diariamente cerca de 70 caminhões trafegam entre os lotes 4 e 6, de responsabilidade da empresa, estes veículos estariam circulando exclusivamente em trajetos autorizados pela Prefeitura de Guarulhos.
 
Com relação as vias ao redor utilizadas pela construtora, elas estariam recebendo manutenção constante e devem ser entregues à comunidade após a conclusão das obras, “em condições adequadas ao tráfego de veículos”.
 
Para concluir a Construcap afirmou que “o grande fluxo de veículos da Estrada do Cabuçu, desde a divisa dos municípios de São Paulo e Guarulhos até o cruzamento com a Rua Ana Diniz, tem, muitas vezes, origem em atividades de empresas alheias ao Rodoanel Norte. Por isso ficou estabelecido, em reunião realizada no canteiro de obras do Lote 4, no dia 14 de março de 2016, que a Secretaria de Obras de Guarulhos elaboraria um projeto de recuperação do pavimento deste segmento, pois somente o recapeamento não é suficiente para suportar o intenso tráfego local”.
 

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