O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, decidiu hoje retirar Sajid Javid do cargo de ministro de Finanças, numa iniciativa que surpreendeu os mercados e deu forte impulso à libra esterlina.
A saída de Javid vem num momento de reformulação mais ampla do gabinete, em que vários ministros de pastas menos importantes foram substituídos.
Javid, primeiro muçulmano a chefiar o Ministério das Finanças britânico, iria apresentar o orçamento do país no próximo mês e foi o ministro a ficar menos tempo no cargo desde 1970. Ele será substituído por Rishi Sunak, funcionário do ministério que trabalhou anteriormente no Goldman Sachs antes de fundar seu próprio fundo de investimento.
Em reação à notícia, a libra atingiu máxima em uma semana em relação ao dólar, em meio à percepção de analistas e operadores de que a renúncia de Javid amplia as chances de o governo britânico adotar mais estímulos fiscais. Às 10h20 (de Brasília), a moeda britânica subia a US$ 1,3040, após chegar a ser negociada mais cedo a US$ 1,3046. Com informações da Dow Jones Newswires.