Cidades

Eniac conquista primeiro lugar em índice de qualidade de ensino

 Os indicadores de Qualidade da Educação Superior de 2015 foram divulgados nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).Em Guarulhos, pelo décimo primeiro ano consecutivo, o Centro Universitário Eniac conquista o primeiro lugar entre as instituições de ensino superior particulares da região no Índice Geral de Cursos (IGC), calculado a partir da avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).
 
Esse indicador analisa a qualidade dos cursos de graduação e considera a média das notas dos cursos, numa escala de 1 a 5. Com o índice 4, o Eniac foi destaque inclusive, no ranking de ensino superior do Brasil estando no grupo de 27,7% de instituições de todo o Brasil com nota superior a 3 na avaliação do MEC
 
O Eniac disputou com todas as universidades e faculdades do país que ofertam cursos de graduação, totalizando 2.109 instituições. Do total de instituições avaliadas, 85,6% apresentaram desempenho satisfatório (notas igual ou acima de 3) e 11% foram consideradas "insatisfatórias" (notas inferior a 3).
 
A avaliação também conta com o Conceito Preliminar de Curso (CPC), ou seja, calcula a média de diferentes medidas da qualidade de um curso, como por exemplo, o desempenho dos ingressantes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), o Desempenho Observado e Esperado (IDD) e as variáveis de insumo, que considera corpo docente, infraestrutura e programa pedagógico. Em todos os quesitos, o Eniac apresentou resultados acima da média regional, o que reforça o comprometimento do ensino e qualifica a instituição entre as melhores de São Paulo.
 
O Eniac possui dois cursos (Publicidade e Propaganda e Gestão da Produção Industrial) avaliados em primeiro lugar na região metropolitana de São Paulo e Alto Tietê entre as escolas particulares a partir das provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).
 
Centro Universitário Eniac
A Faculdade Eniac foi reconhecida como Centro Universitário pelos órgãos Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Secretaria de Regulação da Educação Superior (SERES) e Conselho Nacional de Educação (CNE). Com a novidade o Eniac amplia autonomia administrativa para atos de regulação de documentos e diplomas e também expande a implantação de novos cursos e reestruturação de matrizes curriculares.