Cidades

Instrutores de informática do Civitas protestam contra falta de pagamento

Cerca de 15 instrutores de informática demitidos do instituto Civitas realizaram uma manifestação no Paço Municipal na tarde desta segunda-feira (20). O grupo estaria sem pagamento desde dezembro quando foram desligados de suas funções após cortes nos gastos por parte da Prefeitura, que contratava a organização por meio da Secretaria Municipal de Educação. 
 
Segundo informaram os manifestantes, desde o desligamento, o grupo teria sido atendido por duas vezes pelo vice-prefeito Alexandre Zeitune, que teria alegado falta de caixa o que impossibilitaria o pagamento. Nesta segunda-feira pela manhã, os ex-funcionários foram atendidos e informados que seria feito um estudo. Na semana passada, a Prefeitura fez um repasse ao Civitas superior a R$ 1 milhão, dinheiro que deveria ser utilizado para quitar débitos trabalhistas e folhas de pagamento. 
 
Os instrutores garantem que o grupo de 80 pessoas foi prejudicado pela falta de repasses para o Instituto Civitas, encarregado pelo pagamento. O total da divida, referente a contratações da gestão do ex-prefeito petista Sebastião Almeida (PDT), seria de R$ 6 milhões.
 
Rodrigo Alves contou que a falta do pagamento tem prejudicado até mesmo a busca por uma nova vaga no mercado de trabalho, já que sem dinheiro os desempregados não conseguem se locomover ou se alimentar.