Cidades

Missa marca um ano do assassinato de Leandro Balcone, crime nunca esclarecido

Uma missa, marcada para esta quarta-feira, 22 de março, às 19h30, na Igreja Matriz de Guarulhos, irá marcar um ano do assassinato do advogado criminalista, Leandro Balcone, um líder político, na época pré-candidato a vereador pelo PSB e um dos principais entusiastas da candidatura do atual prefeito Guti, em um momento em que poucos acreditavam em chances de vitória. 
 
Na manhã de 22 de março de 2016, o assassinato de Balcone  chocou os moradores de Guarulhos por sua brutalidade e ganhou espaço na mídia nacional. Líder de movimentos populares contra os governos do PT que, naquele momento, administravam o país e a cidade, o advogado era católico e frequentador de grupos de jovens. 
 
 
Apesar do suposto assassino ter aparecido em imagens de câmeras de segurança da rua onde ficava seu escritório e divulgação em massa de seu rosto, até hoje ninguém foi preso. O caso está em andamento e segue sendo investigado pelo Setor de Homicídios de Guarulhos. 
 
No dia do crime, Balcone chegou ao escritório na rua Marajó, Vila São Jorge, como fazia todos os dias. Por volta das 11h50 um falso cliente que havia marcado horário chegou ao local, tocou a campainha, foi atendido e entrou. Na sequência o homem atirou em Balcone 13 vezes. 
 
No escritório estavam outros parentes de Leandro que se assustaram com o barulho e correram até a sala da vítima que já estava caída ao chão com ferimentos. O homem saiu calmamente pela porta da frente caminhando sem dizer nada. O Samu foi chamado e constatou a morte no próprio local.
 
Na época a polícia descartou a confecção de um retrato falado, já que imagens de câmeras de segurança flagraram os momentos em que o homem caminhava pela rua antes e após o crime. As imagens mostraram um homem, de aproximadamente 55 anos, careçam de camisa azul, calça social preta e sapato preto, ele carregava uma pasta preta, onde teria armazenado a arma.A hipótese de crime político foi afastada. 
 
O GuarulhosWeb entrou em contato com o delegado Wagner Coimbra Terribile, responsável pelas investigações, afirmou que desde o início das do caso ninguém foi preso. Sem entrar em detalhes, o delegado esclareceu ainda que as próximas diligências devem acontecer no interior do Estado, para apuração de possíveis indícios.  
 
Segundo Ricardo Balcone, irmão de Leandro, a família está acompanhando a evolução do caso, porém deixou as investigações nas mãos da polícia para não atrapalhar. “Esse primeiro ano está sendo muito ruim e difícil para nossa família, porém, todos nós nos unimos ainda mais e estamos segurando a barra.”. 
Balcone era filiado ao PSB e pretendia se candidatar a vereador de Guarulhos. Era um dos líderes do Movimento Guarulhos Livre, autor de diversos atos que levaram centenas de pessoas as ruas da cidade em atos contra o governo Dilma Rousseff. Em 2012 Balcone foi suplente de vereador pelo PDT, mas acabou se afastando do partido após a aliança com o PT.
 
Missa 
 
Familiares e amigos de Balcone celebram nesta quarta-feira (22) um missa em homenagem ao advogado. O encontro acontece na Igreja Matriz, na Praça Tereza Cristina, no Centro de Guarulhos, às 19h30.