Cidades

Comércio irregular de peixes vivos em feira-livre irrita leitor

Dois homens foram flagrados por um leitor do GuarulhosWeb comercializando peixes vivos ao lado de uma feira livre na região da Vila Galvão neste domingo. Segundo informou, o comércio acontecia de forma irregular em meio às barracas tradicionais da feira livre na rua Doná Eugênia Machado da Silva. Um ambulante segurava sacos plásticos com água, onde os peixes ornamentais estavam condicionados. Uma outra pessoa negociava valores e espécies. Os animais estavam em uma arara artesanal e expostos ao sol, o que revoltou o leitor, já que adultos e crianças manuseavam os sacos com os peixes. 
 
Inconformado, tentou fazer uma denúncia no próprio domingo a órgãos que ele julgou que seriam os responsáveis pela fiscalização da conduta. Ele teria acionado, por telefone, o Centro de Zoonoses e a Guarda Civil Municipal. Sem sucesso em suas ligações, informou que foi pessoalmente a uma base da GCM no Jardim Vila Galvão onde recebeu outro número de telefone para realizar a denúncia e solicitar uma abordagem pelo local.
 
A Zoonoses não mantém plantão nos finais de semana para atendimento ao público. Nesta segunda-feira, questionada pelo GuarulhosWeb, a Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela Zoonoses, informou que esse tipo de fiscalização não é de sua responsabilidade. Já a Secretaria para Assuntos de Segurança Pública, responsável pela GCM,  informou que “está averiguando e, caso tenha havido omissão, adotará as providências pertinentes”. A pasta esclarece que participa de ações em feiras-livres somente quando a fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano solicita apoio. 
 
Informada sobre o caso, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano informou que “irá intensificar as ações de fiscalização nas feiras livres com o intuito de coibir o comércio irregular.”
 
 

Posso ajudar?