Cidades

Casa de David destaca ações pelo dia do Autismo

A Casa de David Unidade II, sediada em Atibaia, abriga e cuida de 108 pessoas com Transtorno do Espectro Autismo com nível de comprometimento elevado, ou seja, aqueles que necessitam de internação. Hoje ela é pioneira no país no abrigamento em residências terapêuticas. Natação, terapia ocupacional e educação física fazem parte da rotina de atividades que proporcionam melhores condições de vida para os assistidos. 
 
No último mês a Instituição recebeu como doação do Consulado da Austrália uma academia, substituindo a já existente por aparelhos mais modernos para melhor prática e desenvolvimento físico, mental  e emocional dos autistas. 
 
“Participam ativamente 41 autistas das atividades aeróbicas, e os benefícios são socialização, melhora da circulação, melhor disposição para a rotina saudável no dia a dia, além de terem um sono mais tranqüilo Em longo prazo, espera-se que tenha diminuição de peso, fortalecimento muscular e controle de hipertensão”, relata Rafael Bittar , Educador físico da Casa de David. 
 
E para proporcionar mais lazer são realizados passeios, sessões de cinema e pique nique. “Uma tarefa simples como estender a toalha na grama para um lanche faz muita diferença”, comenta Josiane Bras, Coordenadora Assistencial da Casa de David. 
 
Pessoas com esta síndrome necessitam de atividades diárias e é isto que a Casa de David vem trabalhando, com terapias e atividades que estimule, a área cerebral, controlando sintomas e a agressividade.
 
Dia 02 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data que serve para chamar a atenção da sociedade sobre esta síndrome que afeta cerca de 70 milhões de pessoas no mundo, e a Casa de David hoje é referência neste atendimento. 
 

Posso ajudar?