Três estudantes do Colégio Mater Amabilis, de Guarulhos, Unidade Parceira do Sistema de Ensino Poliedro estão em comemoração por conta do excelente desempenho obtido na Olimpíada Paulista de Física (OPF), iniciativa da Associação Paulista de Professores de Física (Aprofi), que busca estimular o ensino, o estudo e a pesquisa desta matéria. Os alunos levaram para casa três medalhas: 1 ouro, 1 prata e 1 bronze.
A Olimpíada Paulista de Física ocorre desde 2004. Neste ano, a prova aconteceu em duas fases: a regional e a estadual. A segunda etapa, elaborada especificamente por séries, contou com avaliação experimental e questões dissertativas. Para Rafael Katsuo Nakata, que obteve ouro, o bom desempenho nas provas se deve, principalmente, ao preparo realizado durante todo o ano com professores da “turma avançada“ da instituição de ensino.
“Eu sempre me interessei por participar deste tipo de competição e as experiências semelhantes às que tive em outras provas me ajudou muito. Além disso, o incentivo e apoio pedagógico que recebi no Mater também foram fundamentais”, conta.
Diante desta conquista, o estudante diz que, ao realizar as provas, percebeu que tinha se saído bem, mas não esperava conquistar a medalha de ouro. Ele também dá dicas para ajudar outros jovens que desejam se tornar campeões. “Eu acho que a parte mais importante é o interesse, pois entre os fatores determinantes para conquistar uma boa colocação é o quanto você gosta de competir e o tempo que você se dedicará para os conteúdos da área”, afirma.
Além de Nakata, outros dois alunos do Mater Amabilis receberam medalhas. Alexandre Santos Schalch, que conquistou a medalha de prata, e Mateus Alves Medeiros, que recebeu bronze.
Ao todo, foram mais de 15 mil inscritos e 1,5 mil classificados para a 2ª fase. A classificação dos estudantes do Mater Amabilis é muito relevante porque apenas 147 alunos foram premiados, do 6º ano do Ensino Fundamental II à 3ª série do Ensino Médio (menos de 1% do total de inscritos). A Cerimônia de Premiação ocorreu no auditório do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).



