Cidades

Gestores da Rede Municipal participam de formação com a Fundação Lemann

“Esta formação me recarregou de energia para desenvolver o ainda melhor o meu trabalho na escola!”. A fala entusiasmada da gestora da EPG Felício Marcondes, Elaine Pessanha Brandão, reflete a importância do processo formativo realizado pela Fundação Lemann, na última segunda-feira, dia 10, no Adamastor Centro.
 
A gerente técnica de políticas para a Educação infantil, Lúcia Ávila, esclarece que o encontro contou com dinâmicas e reflexões sobre os diversos aspectos do cotidiano escolar, bem como estratégias para a melhoria do desempenho e aprendizagem dos alunos.
 
“A equipe da Fundação é muito dinâmica e interativa. Todas as discussões são pautadas em estudo de caso e experiências do cotidiano de nossas escolas. O encontro de hoje pontuou aspectos relevantes, como a avaliação diagnóstica da práxis em aspectos com o que eles denominaram de “forças”, “oportunidades”, “fraquezas” e “ameaças”, elementos determinantes no desenvolvimento dos projetos nas escolas”, destacou.
 
Envolvimento
 
O Programa Gestão para a Aprendizagem envolve cerca de 60 escolas-piloto da Rede Municipal e também encantou a coordenadora pedagógica da EPG Alfredo Volpi Suely, Aparecida Perez Guastalle. “Essa etapa da formação está sendo bem produtiva e vem ampliando o nosso olhar para o nosso fazer na escola. Acredito que analisando os aspectos de hoje, nossas fortalezas e fragilidades poderemos construir juntos, uma proposta de gestão pedagógica, ainda melhor, para as nossas crianças”.
 
A diretora do Departamento de Orientações Pedagógicas, Zenaide Evangelista Clemente Cobucci, esclarece que a formação da Fundação Lemann com a Consultoria Elos Educacional potencializa o olhar da gestão para o aprendizado dos alunos.
 
“A rede sempre potencializou a formação dos professores das nossas escolas e a parceria com a Fundação Lemann amplia essa proposta, envolvendo os gestores e coordenadores pedagógicos com o olhar voltado para aprendizagem do aluno. Ou seja, nos encontros refletimos como se dá esse processo, como a criança aprende? Como podemos fazer para melhorar o nosso fazer pedagógico?”, reflete Zenaide.
 
Ela completa ainda que o comprometimento da equipe da Fundação durante os encontros fortalece a certeza de a Rede estar no caminho certo. “Estou muito feliz pelo comprometimento e entusiasmo da equipe de formadores. Sinto que eles realmente compraram a ideia de que colaborar com a educação é mais do que um aspecto social, e sim paixão. Temos tido um feedback muito positivo em relação ao interesse e o repertório dos nossos profissionais e isso demonstra o quanto ainda somos capazes de realizar juntos”, destaca Zenaide.