A Prefeitura promoveu no CEU Ponte Alta, nesta quarta-feira (10), diversas atividades para as mães como palestras sobre autoestima, dança, racismo, tráfico de pessoas, violência contra a mulher e crianças, reaproveitamento alimentar, educação dos filhos, limpeza de pele e maquiagem, entre outras. Na UBS ao lado, foram disponibilizados testes de HIV, Hepatite C e Sífilis, orientação de aleitamento materno e de autoexame da mama. A subsecretária de Políticas para as Mulheres, Vera Souza, acompanhou a programação na unidade. A ação, que faz parte da Semana das Mães – A Dignidade da Mulher no Mundo Contemporâneo prossegue nesta quinta-feira (11) com várias atividades no CEU Cumbica (avenida Atalaia do Norte, 544, Jd. Cumbica).
Moradora do bairro há 27 anos, a dona de casa Edileusa Martins de Lima Silva, participou das palestras e aprovou. “As informações são muito úteis. Posso ajudar outras mulheres e passar para amigas o que aprendi. Não é porque é mulher que só tem que cuidar dos filhos e ficar na cozinha”, disse Edileusa.
Embelezamento
Limpeza de pele e maquiagem foram oferecidas gratuitamente às mães em uma van adaptada – a Beauty Truck –, montada ao lado do CEU. A unidade móvel, desenvolvida pela pela Truckvan em parceria com a Mercedes-Benz, contou ainda com o trabalho de uma profissional da cosméticos Racco.
Aguardando na fila para fazer maquiagem estavam Jéssica Cristina da Silva Oliveira, 23 anos e mãe de quatro crianças, e Margolene Miranda Pinto, 49 anos e com dois filhos já adultos. “Estou achando ótimo isso aqui. Sou bem vaidosa. A gente se arruma para a gente e para se sentir bem,” contou Margolene. Mais calada e segurando a filha menor no colo, Jéssica disse que fizera o teste para detectar hepatite C, HIV e sífilis e o resultado mostrou que sua saúde está em dia.
A Semana das Mães é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, em parceria com as Secretarias da Saúde, Trabalho e Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), subsecretarias de Políticas para as Mulheres, Políticas para Diversidade e da Igualdade Racial, Fundo Social de Solidariedade e Asbrad.
Confira a programação:
Dia 11 – 5ª feira – a partir das 9 horas – Oficinas sobre amamentação, orientação da vacinação de HPV e autoexame da mama. Educação dos filhos para a igualdade e equidade de gênero, orientação sobre segurança alimentar (Saúde com Casca e Tudo). Discussões sobre violência com crianças e adolescentes, tráfico de pessoas e mulheres presas. Emissão de documentos e informações sobre programas de capacitação e geração de renda. Palestra sobre enfrentamento da violência, LGBT. Bate-papo com as mães. Palestra “A importância de sua autoestima e como elevá-la”. Orientações para melhorar a qualidade de vida em todos os aspectos, relacionamentos interpessoais harmoniosos, comunicação interna e externa, atividades práticas com a professora Silvia Chaves da ACISEG (Associação Cultural Interligada Social Esportiva Guarulhos). Local: CEU Cumbica (avenida Atalaia do Norte, 544, Jd. Cumbica)
Dia 12 – 6ª feira – a partir das 9 horas – Oficinas sobre amamentação, orientação da vacinação de HPV e autoexame da mama. Educação dos filhos para igualdade e equidade de gênero, orientação sobre segurança alimentar e reaproveitamento de alimentos, registro de situações, incluindo o racismo. Orientações sobre migração e tráfico de pessoas. Discussão sobre violência com a criança e adolescentes, tráfico de pessoas e mulheres presas; emissão de documentos (Carteira de Trabalho) e informações de programas de capacitação e de geração de renda. Palestra sobre enfrentamento da violência, LGBT. Bate-papo com as mães. Palestra “A importância de sua autoestima e como elevá-la”. Orientações para melhorar a qualidade de vida em todos os aspectos, relacionamentos interpessoais harmoniosos, comunicação interna e externa, atividades práticas com a professora Silvia Chaves da ACISEG (Associação Cultural Interligada Social Esportiva Guarulhos). Local: Terminal Urbano – Pimentas (estrada Pres. Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 4.494, Jd. Albertina)
Dia 13 – sábado – 9 horas – Exposição de telas de mulheres negras. Em seguida, solenidade de encerramento e almoço. Local: Restaurante Popular “Josué de Castro” (rua Adolfo Noronha, s/nº, Taboão).