Cidades

Campanha de vacinação contra a gripe entra na reta final

Oficialmente, a Campanha de Vacinação contra a Gripe termina no final da próxima semana, com uma adesão baixa por parte da população. Apesar dos esforços do poder público, com a abertura de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) no último sábado (13), Dia de Mobilização Nacional, até o momento 148.746 moradores da cidade que integram os públicos-alvos contemplados tomaram a vacina, sendo que a meta da Secretaria de Saúde é imunizar 252 mil pessoas.
 
As doses contra a Influenza (gripe) protegem contra os vírus A/H1N1, A/H3N2 e B e estão disponíveis em todas as UBS da cidade. A vacina é fundamental para evitar complicações da doença entre as pessoas mais vulneráveis, justamente os mesmos grupos beneficiados pela Campanha. Por isso, quem ainda não tomou a vacina deve procurar um posto de Saúde e garantir sua imunização.
 
Neste sábado (20), as pessoas terão mais uma oportunidade de se vacinar contra a gripe, especialmente aquelas que não podem comparecer a uma unidade de Saúde nos dias de semana. É que em razão do pacote emergencial anunciado pelo prefeito Guti no início deste mês, denominado Saúde Agora, mais oito UBS estarão abertas nesta data, das 8 às 17 horas, sendo duas em cada Região de Saúde: UBS Vila Fátima, Cecap, Paulista, Vila Rio de Janeiro, Ponte Alta, Marinópolis, Pimentas e UBS Jurema. 
 
Devem se vacinar contra a gripe os profissionais de saúde, as pessoas com 60 anos ou mais, a população indígena, as mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias, as gestantes, as crianças de seis meses até cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), os pacientes com doença crônica mediante comprovação, além dos professores das redes pública e privada de ensino, que passaram a ser contemplados com a vacinação pelo SUS este ano.
 
Além disso, neste ano, ainda serão beneficiados pela campanha os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. A meta do Ministério da Saúde é imunizar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.
 

Posso ajudar?