Cidades

MTST pede ajuda da Prefeitura em negociação de terreno invadido no sábado

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) esteve na sede da Secretaria Municipal de Habitação, na tarde desta quinta-feira (8), para exigir uma posição com relação às mais de 3 mil pessoas que estão abrigadas em um terreno particular, no Jardim Centenário, região do Pimentas. A pasta informa que deve analisar a situação e intermediar uma possível negociação entre o proprietário e as famílias.
 
O grupo ocupa desde sábado, 3 de junho, um terreno com 54 mil metros quadrados, que estava abandonado há mais de 30 anos, segundo eles informaram. À principio 400 famílias se estabeleceram pelo local, porém o número tem aumentado desde então e mais pessoas procuram a área com a esperança de que seja realizado um projeto de habitação. Moradores das imediações reclamam do excesso de pessoas no local e os possíveis problemas de infraestrutura urbana que já começam a surgir, como trânsito de veículos, distribuição de água, entre outros. 
 
Na tarde de quinta-feira o grupo se locomoveu para o centro de Guarulhos onde realizou uma passeata com a primeira parada na Câmara Municipal. Segundo a PM, aproximadamente 600 pessoas participaram do ato.
 
Na casa de leis, os representantes foram recebidos por uma comissão que entrou em contato com a Secretaria de Habitação e agendou uma reunião com o grupo para a mesma data.
 
Os manifestantes seguiram até a sede da Secretaria onde oito pessoas foram recebidas. Segundo a pasta, o MTST pediu a “interferência da Prefeitura junto ao proprietário de uma área”.
 
A Secretaria esclareceu ainda que,“a Prefeitura não é parte do processo e pode apenas interceder para tentar um acordo entre o dono da área e as famílias que ocupam o terreno, caso o proprietário queira negociar ou vender”.  O proprietário da área já entrou com pedido de reintegração de posse. 

Posso ajudar?