Cidades

Doenças transmitidas pelo Aedes aegypti diminuem em Guarulhos

A dengue, a chikungunya e o zika vírus, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, apresentaram queda em Guarulhos. Apesar da boa notícia, a Secretaria Municipal de Saúde informa que prossegue com as inspeções de casa em casa e nos pontos estratégicos de risco espalhados pelo município. Onze casos de microcefalia estão sob investigação.
 
No ultimo dia 31 de maio,  a Secretaria divulgou o balanço das doenças causadas pelo mosquito. Em 2016 foram registrados 1.217 casos de dengue. Neste ano. nos cinco primeiros meses, apenas 326 pacientes receberam a confirmação da doença. Para chikungunya, nove diagnósticos foram confirmados, 72 a menos que em 2016.
 
O zika vírus, doença que pode desencadear outros problemas de saúde, não foi registrado na cidade este ano. Em 2016 quatro casos foram confirmados.
 
Ainda em 2016 foram registradas 28 notificações de bebês nascidos com microcefalia, doença neurológica que pode ter relação com o zika vírus.
 
Dois pacientes tiveram a confirmação para o zika vírus. Um caso foi em viagem para área de transmissão da doença no Rio de Janeiro e, o segundo caso foi contraído no município. Seguem sob instigação, para a determinação da causa, sete casos de 2016 e quatro deste ano.
Segundo a pasta,  além do controle através das inspeções, são estimuladas a formação de brigadas monitoradas em empresas e escolas, para que esses estabelecimentos façam o controle do vetor em suas dependências; além de fazer bloqueio de criadouros, com eliminação física de larvas e nebulização, quando há indicação epidemiológica.

Posso ajudar?