Cidades

Governo Federal propõe reabertura da ponte do Baquirivu somente para ônibus

A ponte do Baquirivu, que liga a avenida Jamil João Zarif ao Aeroporto, fechada em 2013 pela Gru Airport, poderá ser reaberta apenas para ônibus em um curto espaço de tempo. Uma linha de ônibus urbano (ou de micro-ônibus) seria criada para acessar a ponte a partir da Jamil João Zarif indo até os terminais do Aeroporto levando os passageiros e retornando pelo mesmo local para prosseguir ao destino. Seria uma linha “via Aeroporto”. 
 
Esta foi a proposta mais viável que saiu de uma nova reunião realizada nesta terça-feira, no Ministério dos Transportes, Portos e Aviação, em Brasília com a presença do deputado federal Jorge Tadeu Mudalen (DEM) e o secretário de Transportes e Trânsito, Giuliano Locanto. Como o GuarulhosWeb havia informado com exclusividade na semana passada, o Governo Federal estuda três alternativas para resolver o problema de falta de acesso da população que vive nas regiões do São João e Taboão ao Aeroporto. 
 
Além desta proposta que será avaliada agora pela prefeitura e apresentada à GRU Airport, concessionária do Aeroporto, responsável por aquele local, havia outras duas opções. Uma delas, que seria a solução definitiva, prevê a duplicação da estrada Guarulhos-Nazaré, desde o Rodoanel Norte, nas proximidades do Jardim Fortaleza, indo até a avenida Jamil João Zarif em direção à Marginal Baquirivu, onde haveria o acesso direto ao Aeroporto. Outra possibilidade seria a Prefeitura construir dois terminais de transferência, ligados por uma passarela. Um ficaria na avenida Jamil João Zarif e o outro do lado oposto do Baquirivu. Desta forma, os passageiros que vão até o Aeroporto desembarcariam neste ponto e fariam a transferência gratuita para o outro coletivo. 
 

Posso ajudar?