Cidades

Guti participa de reunião no Ciesp e faz balanço do primeiro semestre de governo

Os principais avanços da atual administração municipal e várias questões de interesse das indústrias locais foram temas do encontro promovido pelo CIESP – Regional Guarulhos (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) com o  prefeito Guti, na terça-feira (27).  Participaram do evento, na sede da entidade,  os secretários de Desenvolvimento Urbano, Jorge Taiar; e de Serviços Públicos, Loredana Glasser; o secretário-adjunto Martinho Risso e o diretor de Relações Econômicas, Adam Kubo, da SDCETI, além dos representantes do Ciesp Maurício Colin e Roberto Marchiori.
 
Na oportunidade houve debate com o empresários presentes, que avaliaram com otimismo o balanço do primeiro semestre de governo.O prefeito Guti agradeceu à Diretoria do Ciesp pelo convite e pela acolhida, lembrando que ali esteve no período eleitoral de 2016. “Este é um espaço democrático, onde prevalecem as idéias construtivas e a sinergia com a população. As pessoas vivem nos municípios, e precisam de políticas públicas que nos conduzam a uma cidade melhor a cada novo dia”, afirmou.
 
Colin, Diretor-titular do Ciesp, iniciou o encontro pronunciando frases do então candidato Guti, durante o processo eleitoral. Na sequência, o prefeito comentou cada uma delas, demonstrando com dados consistentes que os compromissos assumidos por ele foram cumpridos e até superados. “O Via Rápida começou a funcionar em abril, com pleno êxito; o Orçamento Participativo já tem Conselho formado, com reunião prevista para a próxima semana; o conjunto de comissionados foi consideravelmente reduzido; a área da Saúde vem ampliando os números e a qualidade dos atendimentos; o abastecimento de água fez com que 75% da população tenha fornecimento todos os dias, com rodízio durante a madrugada; o tratamento de esgoto foi ampliado de 2% para 5%, o que ainda é pouco para a segunda maior cidade do Estado, mas vamos criar parcerias – inclusive, internacionais -, a fim de elevar esse número para 40% até o final deste mandato”, afirmou Guti.
 
Estas foram as principais ações, expostas pelo prefeito Guti aos empresários de Guarulhos, no Ciesp:
 
Saúde
 
 Desde janeiro, foram criados 17 núcleos de apoio à saúde da família, gerando repasse de R$240 mil por mês por unidade. Por meio da regularização da prestação de contas junto ao Ministério da Saúde, foi garantida a manutenção do repasse federal, dando início à reestruturação do sistema de saúde municipal.
 
 Além disso, foram criadas mais quatro unidades da Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar (EMAD), que resultará num repasse de R$ 50 mil ao mês por equipe. Foi inaugurado o Centro de Atendimento Multiprofissional à Pessoa Deficiente (Campd); foi entregue a UBS Parque Primavera e requalificada a UBS Haroldo Veloso. Nesta quinta-feira, 29, ocorre a inauguração da UPA Paulista e no próximo semestre será a vez da UPA Cumbica.
 
Foi lançado o "Saúde Agora", programa que se constrói por uma série de ações para melhorar a saúde em nossa cidade. Com ele, o Instituto Gerir assumiu a gestão do Hospital Municipal de Urgências (HMU), do Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA) e da Policlínica Paraventi. Com essa parceria, garantimos que nesses três locais foram minimizadas drasticamente as filas de espera e a falta de remédios e materiais.
 
Recentemente foram inaugurados o CEMEG Pimentas-Cumbica e o Centro Especializado em Reabilitação (CER II), que vão facilitar o acesso à diversas especialidades médicas. Com a abertura das unidades básicas de saúde – UBS aos sábados, somente no mês de maio a medida resultou na oferta de 2.423 consultas médicas e 404 odontológicas; 1.038 exames de prevenção do colo de útero coletados; 806 testes rápidos realizados; 2.634 atualizações efetuadas, sendo 1.060 do Programa Bolsa Família e 1.574 de cadastro E-SUS; e 1.334 vacinas aplicadas.
 
A Prefeitura irá fomentar a parceria com o Hospital Stella Maris para a criação de leitos cirúrgicos. Também está sendo planejada a instalação de um hospital de cuidados paliativos, junto às entidades filantrópicas. A partir do próximo semestre, será iniciada ampla reforma no Hospital Pimentas Bonsucesso, que tem alguns andares inacabados ainda em tijolos.
 
 SAAE
 
 Ao final de junho 75% da população recebem água todos os dias, ainda no sistema de rodízio. Em dezembro de 2016, apenas 4,5% da população tinha água todos os dias.
 
Dezembro/2016: 16 horas com água e 8h sem – 0,33% da população
 
Junho/2017: 16 horas com água e 8h sem – 53,41% da população
 
Dezembro/2016: 67,6% ficavam até 30 horas sem água
 
Junho/2017: 21,5% recebem água durante 18 horas e fica sem por 30 horas (maior período sem água).
 
 
Tratamento de esgoto
 
Dezembro de 2016: cerca de 2% de tratamento
 
Junho de 2017: 5% do esgoto tratado
 
Até final do ano: previsão de 8% de tratamento
 
 Via Rápida
 
A Prefeitura de Guarulhos aderiu ao Via Rápida Empresa – módulo de licenciamento integrado desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e Inovação do Estado de São Paulo, e coordenado pela Junta Comercial do Estado de São Paulo – Jucesp, em fevereiro, consolidando a sua implantação no dia 04 de abril deste ano.
 
Até o momento, foram realizadas mais de sete mil análises de viabilidade, com percentual de 80% de deferimento. Entre as análises, foram contempladas: 5.384 constituições de matriz; 588 aberturas de filiais; 4.386 pedidos de licenciamento. Além disso, foram solicitados 2.428 licenciamentos. Desse total, foram concluídos 1.106 licenciamentos, sendo 1.028 licenças de Baixo Risco e 78 de Alto Risco.
 
 Educação
 
 No início do ano a Prefeitura devolveu às salas de aula 170 professores que encontravam-se atuando em setores administrativos. Com isso, foi possível reduzir o déficit de docentes da rede municipal que, em meio a tantos outros problemas, comprometia gravemente a qualidade de nosso ensino. Essa medida será mantida até que a atual reorganização seja concluída, visando a valorizar e alavancar o sistema educacional em Guarulhos.
 
Com a conquista da plataforma online "Office 365 Education", será possível a junção dos principais programas da Microsoft, como Word, Excel, One Note, Form, entre outros, o que permitirá à Secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Lazer (SECEL) a otimização de suas ações, desde as aulas, às atividades e interação dos professores com os alunos. O intuito desse projeto é centralizar as criações na área do ensino, e vale ressaltar que a parceria não teve custo algum para a Prefeitura.
 
 Além disso, a Prefeitura vai participar do programa de Gestão para a Aprendizagem, da Fundação Lemann, que tem como objetivo o aprimoramento e a qualificação do ensino da rede municipal, por meio de planos estratégicos, reestruturando os mecanismos pedagógicos.
 
De janeiro a junho, as escolas da Prefeitura atingiram quase 50% de economia no consumo de água, apresentando uma redução de passou de 500 para 225 m³.
 
Proguaru
 
 Até o dia 22 de junho foram realizados, entre outros serviços:
 
 156.808 m³ em desassoreamento de córregos; 23.711 m³ de remoção de entulho; 1.263.483 m², em conservação de vias; 87.041.403, de varrição de ruas, com 245 bairros contemplados; 2.250.347 m² de roçagem, com 220 bairros atendidos; 1.116.419 metros lineares de pintura de guias (que corresponde à distância de Guarulhos a Brasília), com 154 bairros contemplados; 29.795 buracos tapados com massa asfáltica, correspondendo a 82.337 m2.
 
 

Posso ajudar?