Cidades

Centro de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência é aberto no Macedo

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Assuntos Difusos e da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, inaugurou nesta segunda-feira (3) o novo Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica “Rosas, Margaridas e Betes”, na rua Paulo José Bazzani, 47 – Macedo.
 
O evento foi prestigiado pelo prefeito de Guarulhos, Guti; o vice-prefeito e secretário de Educação Cultura, Esporte e Lazer – Secel, Alexandre Zeitune; o secretário de Assuntos Difusos, Lameh Smeilli; e a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Verinha Souza.
 
Para Guti, a nova sede do Centro de Referência representa tratamento mais respeitoso e humano para as mulheres vítimas de violência. “É inadmissível que as mulheres sofram qualquer tipo de violência. Praticar violência contra a mulher é atentar contra a vida e contra a humanidade. Agora é trabalhar com afinco, aumentando os atendimentos.”, afirmou.
 
Sobre o espaço, Guti disse que houve melhorias expressivas na casa localizada no complexo da Secel, com economia no orçamento público. “Nós melhoramos o local para atender as mulheres vítimas de violência, utilizando estrutura da Secel e, assim, poupando recursos da ordem de 140 mil reais por ano”, concluiu.
 
Já Alexandre Zeitune afirmou que uma política de igualdade não pode ser feita em qualquer espaço físico. “Nós estamos implantando ações sociais justas para todos os cidadãos. Respeitamos os passos que foram dados anteriormente, mas temos ainda muito a caminhar rumo à justiça social em nossa cidade”, disse.
 
O secretário Lameh enalteceu o valor da equipe da Subsecretaria de Política para as Mulheres, afirmando que Verinha Souza terá muito trabalho pela frente. “São absurdamente exagerados os números da violência contra a mulher em Guarulhos. A Administração Municipal está combatendo a violência, atuando especialmente na prevenção desses tipos de crime”.
 
Por sua vez, a subsecretária Verinha Souza disse que todos os colaboradores da Pasta estão engajados no propósito de atuar pela igualdade de gêneros. “Nós agradecemos a todos que lutam por uma sociedade com iguais condições para homens e mulheres”, afirmou.
 
O novo espaço tem estrutura para atender mulheres entre 18 e 60 anos, prestando acolhimento, acompanhamento social, psicossocial e orientação jurídica. O nome do centro de atendimento “Rosas, Margaridas e Betes” é uma referência histórica a Rosa de Luxemburgo, revolucionária teórica marxista alemã de origem polonesa; Margarida Alves, ex-presidente do sindicato de Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba; e Beth Lobo, que dedicou sua vida na luta pelos direitos femininos.
 
 

Posso ajudar?