Em mais uma iniciativa para fortalecer a economia solidária em Guarulhos, a Secretaria do Trabalho recebeu na última sexta-feira (30), representante do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. Durante o encontro, a secretária Telma Cardia solicitou a formalização de um convênio entre município e Governo Federal focado na geração de renda.
A economia solidária visa estimular o desenvolvimento econômico e social, associando um modo de produção cooperativista, com respeito ao meio ambiente, inclusão social, autogestão de negócios, empreendedorismo, desburocratização, consumo consciente e potencialização dos espaços públicos dos municípios.
A analista técnica da Secretaria Nacional de Economia Solidária, Viviani R. Anze Greer, ressaltou que aproximação entre Guarulhos e o Governo Federal é fundamental para o sucesso do programa na cidade.
Na avaliação de Telma Cardia, a economia solidária inova e auxilia no enfrentamento a crise econômica e desemprego, pois é uma alternativa a artesãos, empreendedores e demais pessoas em situação de desemprego.
“O governo Guti está empenhado em encontrar soluções que melhorem o cenário econômico em Guarulhos. Já está pronta a minuta do Projeto de Lei sobre a economia solidária, e já definimos na Secretaria do Trabalho uma equipe para se dedicar a esse assunto”, diz Telma.
Nesta quarta-feira, dia 5, acontece a primeira Feira de Economia Solidária. Será no calçadão da rua Dom Pedro II, das 8h às 18h, no centro de Guarulhos.