As três primeiras fases da reformulação do Hospital Municipal de Urgências (HMU) serão apresentadas pelo prefeito Guti para a cidade de Guarulhos nesta quinta-fiera, 20 de julho, às 8h30: haverá a inauguração da sala de exames com tomografia computadorizada, da recepção humanizada e também a criação de uma nova Ouvidoria Ativa. A ação faz parte da concessão do equipamento hospitalar para o Instituto Gerir, que inclui também o Hospital Muncipal da Criança e do Adolescente.
A tomografia é um exame de grande importância, pois permite o diagnóstico de várias doenças, principalmente na área de acidentes vasculares do sistema nervoso central, podendo estabelecer condutas corretas para o tratamento. Também é valiosa na detecção de vários tipos de câncer e doenças infecciosas.
A nova recepção terá uma área de apoio para classificação de risco dos pacientes, com encaminhamento para o posterior atendimento. Também haverá uma nova sala de medicação e novos banheiros. O acesso das visitas também será humanizado. Hoje elas entram por uma área externa e se submetem a condições climáticas adversas. O novo acesso será feito por uma área coberta integrando os módulos do hospital.
Já a Ouvidoria Ativa será um canal direto dos usuários com o hospital para reclamações e sugestões e começará a funcionar no próprio dia do evento.



