Ambienta Saúde é o nome do programa intersetorial e inovador que a Secretaria de Saúde lançou na manhã desta quinta-feira (3), no Adamastor Centro, para melhorar as condições socioambientais do município. A cerimônia de apresentação das diretrizes e propostas para a consolidação do programa contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (Secel), Alexandre Zeitune, do secretário de Saúde, Sérgio Iglesias e sua adjunta, Graciane Dias Figueiredo Mechenas.
Nas diretrizes do programa estão previstas ações de conscientização sobre lixo e poluição, água e energia, biodiversidade e arborização, convivência saudável, zoonoses, consumo responsável, entre outros assuntos que serão tratados dentro dos serviços de saúde.
“Esse programa é uma proposta de vanguarda, porque a gente vê, na maioria das vezes, a Saúde cuidando de doenças e o Meio Ambiente sendo cuidado somente em parte”, destacou o vice-prefeito, que representou o prefeito Guti na ocasião. Uma apresentação ao violão por músicos da Secel e de dança indígena pelas etnias Pankararé, Pankararú e Xucurú abrilhantaram o evento, que contou com a presença de profissionais de saúde, parceiros convidados e demais autoridades.
“Essa ação multidisciplinar proposta pelo programa faz com que a visão do Meio Ambiente seja cada vez mais profissional. Vamos transformar Guarulhos em uma cidade sustentável. O caminho da Saúde e da humanidade é esse”, resumiu Sérgio Iglesias. Para falar sobre Saúde Ambiental, o evento contou com a participação especial do professor e pesquisador Leandro Luiz Giatti, da Faculdade de Saúde Pública da USP, e também editor executivo da revista Ambiente & Sociedade.
“A Saúde engloba tantas coisas, que o Meio Ambiente também faz parte de nossa história”, lembrou a secretária adjunta de Saúde. Durante o evento, foi realizada a primeira Feira Guarulhos Saudável e Sustentável, que contou com a exposição de 38 projetos de cunho socioambiental desenvolvidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), tais como o de coleta seletiva, de reutilização do óleo de cozinha e de cultivo de hortas medicinais.
“Para nossa equipe, esse programa é um grande desafio. Estamos plantando a semente em Guarulhos de um novo olhar com co-responsabilidade”, explicou a médica Ana Cristina Kantzos, diretora do Departamento de Assistência Integral à Saúde (DAIS). Na mesma linha de pensamento, a secretária de Serviços Públicos, Loredana Glasser, falou sobre a importância de cada um fazer sua parte: “o planeta pede socorro, então precisamos da colaboração de todos, porque tudo o que fazemos de ruim para o Meio Ambiente volta para nós”, disse.