O Teatro Adamastor Centro será palco da Plenária Municipal de Saúde, cuja abertura acontece às 18 horas desta sexta-feira (18), com prosseguimento no sábado (19), das 8 às 17 horas. Aberto ao público em geral, aos conselheiros de saúde, trabalhadores da área e gestores do SUS, o evento tem por objetivo debater a política pública de saúde da cidade e coletar as necessidades da população para a construção do Plano Municipal do setor para os próximos quatro anos.
Realizada pela Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, a plenária fomentará a discussão de quatro eixos temáticos: Gestão do SUS e Participação Social; Atenção Básica; Média e Alta Complexidades; e Vigilância em Saúde. Os temas serão debatidos em salas diferentes, sendo que cada uma delas indicará duas novas propostas para o Plano Municipal de Saúde, principal instrumento de planejamento do SUS.
Além da votação de duas proposituras novas por eixo, os participantes também irão votar a priorização de mais cinco propostas em cada sala temática, as quais foram aprovadas na Conferência Municipal de Saúde de 2015, mas ainda não foram realizadas, o que totalizará 28 indicações para o Plano Municipal.
Para tanto, na abertura da plenária, o secretário de Saúde, José Sérgio Iglesias Filho falará um pouco sobre o objetivo do evento, apresentará as ações já realizadas em seis meses de governo e os planos futuros. No sábado pela manhã, também haverá a prestação de contas do status das 186 propostas apresentadas em 2015, informando quais já foram ou não realizadas, as em andamento e as sem governabilidade para execução.
A Plenária Municipal de Saúde também terá um espaço para a Ouvidoria da Saúde – Guarulhos SUS, com o objetivo de disponibilizar um canal de escuta aos participantes que desejam realizar manifestações individuais. O evento ainda contará com a palestra do médico José Harada, ex-secretário de Saúde de Embu das Artes e ex-diretor do Departamento de Articulação Interfederativa da Secretaria de Gestão Estratégica do Ministério da Saúde. O convidado abordará quatro temas: o momento atual do SUS, a mudança no repasse financeiro, participação social e instrumentos de gestão.