O prefeito de Guarulhos, Guti (PSB), está sendo recebido nesta quinta-feira no BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), durante a viagem internacional que a comitiva de Guarulhos faz para Washington, nos Estados Unidos, nesta semana, junto ao prefeito de Mogi das Cruzes. O grupo conta com secretários municipais e empresários de Guarulhos.
Estão na pauta temas referentes à infraestrutura urbana e investimentos que o banco de fomento poderá proporcionar para o município de Guarulhos. Durante a apresentação, Guti enfatizou a necessidade que a cidade precisa em termos de investimentos em saneamento básico, por parte do Saae, que está em fase final de negociações com a Sabesp, para a equalização das dívidas acumuladas nas últimas duas décadas pelas administrações anteriores. “O Saae é uma autarquia rentável se bem administrada. Porém, nos últimos anos não vinha pagando nem as contas mensais de consumo de água junto a Sabesp, algo que nós corrigimos e estamos fazendo”, afirmou. Também mencionou a necessidade de investimentos na área de iluminação pública e transportes.
O grupo do BID que recebeu a comitiva brasileira atua em políticas voltadas à América do Sul, em especial para o Brasil, tanto que todos falam e entendem a língua portuguesa, o que facilitou o entendimento durante a reunião. Receberam os brasileiros especialistas em desenvolvimento urbano investimento e tecnológico, comércio, ciência e tecnologia, telecom e corporação.
O secretário responsável pela Sedceti, Rodrigo Barros, falou sobre o projeto “Guarulhos 2040”, que enfatiza uma mudança de cultura para tornar a cidade tecnológica e inteligente. Ele frisou as parcerias entre academia (universidades), iniciativa privada e governo, ressaltando o potencial do município nas áreas de transporte e logística, devido à presença do maior aeroporto da América Latina, e indústria farmacêutica.