As Secretarias de Assuntos Difusos e da Saúde, por meio da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, realizam nesta sexta-feira, dia 24, das 10h às 12h, a abertura da Campanha dos “16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra as Mulheres”. A solenidade será no auditório da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que fica na Rua Claudino Barbosa, 313, Macedo.
O início da campanha terá apresentação musical com Nathan Pereira da Silva, vencedor do concurso Vozes pela Igualdade de Gênero, e a palestra “O papel do ativismo no combate a violência contra a mulher”, com Jacira Melo, diretora do Instituto Patrícia Galvão e mestre em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Na década de 80, Jacira foi uma das fundadoras do SOS Mulher, na cidade de São Paulo, que foi a primeira organização da sociedade civil de atendimento às mulheres vítimas de violência do País.
A campanha conta com palestras, rodas de conversa, cine pipoca e distribuição de informativos sobre os 16 dias de ativismo nas Unidades Básicas de Saúde e nos Espaços e Casas das Mulheres. Parte das atividades foi iniciada na semana passada, com palestras sobre “Violência contra a mulher”, “Empoderamento feminino” e roda de conversa. A programação prossegue até 16 de dezembro.
Campanha
Em 1991, 23 mulheres de diferentes países reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership – CWGL), lançaram a Campanha dos 16 dias de ativismo com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.
As participantes escolheram um período de significativas datas históricas, marcos de lutas das mulheres, iniciando a Campanha no dia 25 de novembro – Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres – e finalizando no dia 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos. Desse modo, a campanha vincula a denúncia e a luta pela não violência contra as mulheres à defesa dos direitos humanos.