A Prefeitura de Guarulhos, representada pelo secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação, Rodrigo Barros, participa da Conferência da Rede Internacional de Cidades Michelin, na França, entre os dia 29 e 1 de dezembro. Foram convidados todos os municípios onde a multinacional fabricante de pneus possui planta, totalizando 40 cidade de 15 países.
O principal objetivo da conferência, promovida pela Prefeitura de Clermont-Ferrand, é promover o desenvolvimento de cidades sustentáveis, compartilhar políticas públicas e integrar os municípios onde o Grupo Michelin possui fábricas. “Primeiro é importante entender que uma cidade inteligente tem o objetivo de tornar a vida dos cidadãos mais funcional. Vivemos um mundo cada vez mais conectado e através das diferentes experiências e conhecimentos globais, devemos focar para criar soluções que deverão combater os desafios locais”, afirmou Rodrigo Barros durante a Conferência, em um debate sobre Cidade Inteligente e Sustentável.
Na programação do evento também constam debates relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Participação Cidadã, Pesquisa, Tecnologia e Inovação aplicadas à Mobilidade Urbana, Serviços Públicos, Urbanismo, Cultura, Esporte e consequente melhoria na qualidade de vida nas cidades onde a Michelin está presente.
Atualmente, a Michelin conta com 68 unidades de produção em 17 países, produzindo mais de 187 milhões de pneus por ano. Ao adquirir a Levorin Pneus e Câmaras, em agosto de 2016, o grupo passou a operar em Guarulhos, gerando 1.100 empregos diretos.
Para Rodrigo Barros, a participação no evento insere Guarulhos em uma rede internacional que reúne algumas das metrópoles mais importantes do mundo, localizadas em países como Canadá, China, Japão, México, Tailândia, Estados Unidos, Itália, Alemanha, Espanha, França entre outras. “Nossa missão, ao representar o prefeito Guti, é promover a internacionalização de Guarulhos apresentando nosso potencial ao mundo, e trazer também novas experiências que possam ser aplicadas ao projeto de cidade compacta que o prefeito deve apresentar em breve”, disse o secretário.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação, Barros também defenderá no evento que projetos sociais e comerciais inovadores promovidos pela Michelin em outras cidades do mundo sejam desenvolvidos também em Guarulhos, garantindo a geração de empregos e o desenvolvimento sustentável na cidade.