Nesta sexta-feira (1º), com a participação do prefeito Guti e familiares dos formandos, 245 alunos das sete turmas do 5º ano da EPG Jeane Beucamp, no Jardim Nova Cidade, receberam certificados de conclusão do curso ministrado pelo Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas – Guard. O projeto concebido em conjunto entre a Secretaria para Assuntos de Segurança Pública (SASP), por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) e a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) busca diminuir e combater a violência escolar, familiar e social.
Guti falou que a progressão desse programa é fundamental para a cidade. “O Guard é um projeto fantástico. Sabemos que é por meio do trabalho de pessoas apaixonadas e que se empenham, que vamos vencer esse problema que acontece no mundo, que é o consumo de drogas. E é começando assim, com as crianças, que vamos conseguir. Parabéns a todos vocês que se dedicam e estão fazendo o projeto acontecer”, afirmou.
Até a próxima quinta-feira, dia 7, acontecem mais três formaturas do Guard, que atua há 11 anos para alertar os cidadãos sobre os malefícios causados pelo uso indevido de drogas, bem como promove palestras de conscientização referentes às consequências dessa prática à vida do indivíduo. O programa já atendeu mais de 200 mil pessoas, com destaque para crianças a partir dos 8 anos de idade, porém, o público-alvo são alunos do 5º ano, pois é quando se inicia a fase de transição da infância para a adolescência.
O secretário Gilvan Passos (SASP) acha importantíssima essa ação. "Queremos que vocês acreditem que é possível vencer, sim, as drogas. Hoje, estamos vendo futuros advogados, médicos, engenheiros, professores, empresários e políticos, que crescerão e vão fazer a diferença dessa nação", explicou.
Já o comandante da GCM, Messias Pires de Carvalho, mencionou que os pais devem manter os filhos cientes sobre o tema do projeto para a obtenção do sucesso. “É importante que cada vez mais os pais acompanhem os filhos, principalmente neste momento em que estamos vivendo, em que as drogas estão com uma facilidade imensa de acesso. Isso é o mal do século”, disse.
O coordenador pedagógico-geral do Guard, Washington Luiz de Santana, enfatizou a necessidade dos pais darem continuidade ao projeto, agradeceu a equipe e ressaltou que seu papel é conscientizar. “Para muitos, a escola é a segunda casa, onde formamos grandes amigos, guardamos lembranças e nos tornamos homens de bem e grandes profissionais.”
Para a secretária da Secel, Marli Aparecida Nabas Lopes, os formandos têm que levar o todo o conteúdo aprendido adiante. "Que as crianças aproveitem e usufruam num futuro próximo o que aprenderam", enfatizou.
“Estou muito feliz que vocês estejam aqui para mais um ano, para mais um encerramento do programa, que não é encerrar, é uma etapa. Que o projeto se estenda pela vida dos nossos pequenos, das nossas crianças para sempre, com todos os ensinamentos que eles aprenderam aqui”, disse a diretora da EPG, Carmem Soares de Souza.
A vice-diretora Liliana Vitorina Santos ressaltou que as portas da instituição estão sempre abertas para receber os alunos. “Que vocês façam as escolhas certas, porque quem faz as escolhas somos nós. Temos certeza que vocês estão bem encaminhados a escolher o caminho correto, por isso torcemos sempre por vocês."
Próximas formaturas
Terça-feira – 5/12, às 14 horas – EPG Nazira Abbub Zanrdi – Rua Santina, 214 – Cabuçu
Quarta-feira – 6/12, às 9 horas – EPG Tom Jobim – Av. Coqueiral, 90 – São João
Quinta-feira – 7/12, às 08h30 – EPG Professora Deucelia Adegas Pera – Av. Palmira Rossi S/N – Cabuçu