Nesta quinta-feira uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde realiza uma ação exclusiva em um condomínio, no bairro Morros. Próximo ao local, na Unidade Básica de Saúde Morros, famílias procuram pela vacinação em um ponto estratégico da unidade. As ações fazem parte da intensificação da imunização contra a febre amarela em Guarulhos.
Dentro do condomínio Santa Catarina, localizado na rua Flora de Oliveira, na parte da manhã a procura pela vacina estava constante. O morador Alceu Gonçalves, de 49 anos, foi com o filho de 1 ano. No entanto, a criança não pode receber a dose, por ter se vacinado anteriormente para outros tipos de vírus e terá que esperar alguns dias. “Acho importante a vacinação pois não sabemos o que está acontecendo com os macacos e precisamos nos prevenir contra a doença”, explicou.
A sindica do condomínio contou que se preocupou com uma área de mata próximo aos prédios, e procurou a enfermagem da UBS do bairro para que a ação acontecesse. Os condôminos foram convocados para a vacinação através de mensagens via celular, avisos em murais e pagina do facebook.
Outra moradora, Renata Nakashima, de 40 anos, explicou que sua filha de 3 anos, está na escola e não conseguirá tomar a vacina dentro do condomínio, mas deve ser vacinada na UBS do bairro. “Essa vacinação é muito importante e vou levar ela com certeza, não podemos correr o risco” contou.
Na UBS cerca de 20 pessoas estavam na fila por volta das 10h40. Wladrmir Gonçalves, de 70 anos, é morador do Jardim Jovaia e procurou a unidade por medo de contrair a doença, mas não conseguiu. “Preciso passar pelo médico da minha UBS antes de tomar porque já passei dos 60. Por lá as coisas são demoradas, mas na próxima oportunidade eu tomo”,explicou.
Osvaney Martines da Silva, de 38 anos, foi até o local com dois filhos e 3 sobrinhos com idades entre 4 a 14. “Moramos próximo a área de mata e estamos aqui para nos preveni”, explicou.
Segundo a Secretaria de Saúde,mais de 11 mil pessoas foram vacinadas contra a febre amarela em Guarulhos somente na quarta-feira (13). Desde o início da imunização preventiva, em 28 de outubro passado, 155.222 pessoas já foram vacinadas na cidade.
Atualmente, 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS) oferecem as doses contra a febre amarela: Palmira, Continental, Vila Rio, Morros, Santa Lídia, Seródio, Haroldo Veloso, Carmela, Lavras, Soberana, Ponte Alta, Santa Paula, Álamo, Aracília, Piratininga, Cambará, Cabuçu, Recreio São Jorge, Novo Recreio, Belvedere, Primavera, Acácio, Bananal, Santos Dumont, Fortaleza, Água Azul e Bambi.