Um memorando interno do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Guarulhos comunica que o período de 2 a 16 de maio de 2018 será destinado à montagem do Salão do Livro. Questionada sobre a realização do evento literário, data e local, a Prefeitura não divulgou mais informações, revelando apenas que “uma comissão está sendo constituída para a realização do evento”.
“O início das atividades desta comissão está previsto para meados de fevereiro. De acordo com informações que constam no referido memorando, o cronograma de atividades poderá sofrer alterações e inserção de novas atividades”, ressaltou a Prefeitura por e-mail.
As edições anteriores aconteceram em 2010, no Parque Transguarulhense; 2011 e 2012 no Parque Cecap; 2014 no Ginásio Paschoal Thomeo e em 2016 no Adamastor Centro. Para o escritor José Roberto Jerônimo, membro da Academia Guarulhense de Letras (AGL), é importante que o Salão do Livro de Guarulhos continue a ser realizado.
As edições anteriores, segundo Jerônimo, foram importantes não só para estimular a leitura, mas para que os escritores da cidade divulgassem os seus trabalhos. “Seria importante que os realizadores abrissem espaço e fizessem chamados aos representantes da literatura da cidade para conhecer suas ideias e para discutir a fim de se alcançar as melhores soluções para o evento”, disse o ocupante da cadeira 29 da AGL.
Para o escritor, o Salão do Livro de Guarulhos deveria ter um local apropriado para sua realização. “Um pavilhão permanente que pudesse ser espaço para outras tantas feiras, considerando também a proximidade que temos com o aeroporto de Cumbica, facilitando o acesso de visitantes de todo o mundo”.