Mais dez Unidades Básicas de Saúde (UBS), que passarão a vacinar contra a febre amarela a partir desta quarta-feira (31), já iniciaram às 8h desta terça-feira o agendamento. As novas são Tranquilidade e Jardim Vila Galvão (Região Centro); Jovaia (Região Cantareira); Presidente Dutra, Marinópolis, Allan Kardec e Inocoop (Região São João/Bonsucesso); e Jacy, Uirapuru e Jurema (Região Pimentas/Cumbica). A Secretaria Municipal de Saúde informa que, devido ao estoque de vacinas disponibilizados pelo Governo do Estado, só é possivel garantir o agendamento de um número limitado de pessoas em cada unidade e somente até esta sexta-feira.
A medida preventiva tem base técnica conforme notificações de casos suspeitos de moradores com febre amarela nessas áreas. Além disso, a estratégia é ampliar a área de vacinação, facilitando o acesso da população que tem se deslocado para outras regiões da cidade em busca da vacina. Nas UBS do entorno da Cantareira, as doses serão reduzidas, já que a meta de vacinação definida pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica Estadual foi superada.
Vale ressaltar que o Governo do Estado é quem faz o repasse das doses para Guarulhos, que segundo o Ministério da Saúde está classificada como Área com Recomendação Parcial de Vacinação (ACRP), o que explica as poucas doses encaminhadas para o município. A prefeitura de Guarulhos tem solicitado insistentemente 500 mil doses para planejar e ampliar a vacinação em toda a cidade.
Conforme já anunciado anteriormente que as UBS Munhoz e Ponte Grande são unidades de vacinação temporárias, a partir desta terça-feira (30) ambas deixarão de vacinar. As outras 27 que vinham vacinando seguem com os agendamentos normalmente.