Durante o período de férias escolares dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa em Guarulhos (CASA Serra da Cantareira), a equipe pedagógica se uniu com a finalidade de produzir no centro um jogo semelhante ao quadro “Quem quer ser um milionário?”, exibido no programa Caldeirão do Huck da Rede Globo de Televisão.
As equipes elaboraram as questões e os jovens, sob orientação da agente educacional Sandra Gonçalves, confeccionaram as placas com as alternativas que seriam destinadas à ajuda da plateia.
Nos dias do “programa”, o agente Marcos Roberto da Cruz interpretou o apresentador global Luciano Huck, enquanto o agente Jorge Luis Silva dos Santos auxiliava na ajuda do meio a meio e João Paulo dos Santos Leite contabilizava a ajuda da plateia.
O participante a ser escolhido era desconhecido, já que contava com a sorte. Semelhante ao programa original, quando acabava o tempo o participante parava na última questão respondida aguardando o próximo programa. Dessa forma criou-se expectativa nos jovens esperando quando seria o próximo dia, sendo que alguns queriam até mesmo se preparar para tentar ser o ganhador. O jogo aconteceu em dias alternados.
Na disputa, o participante poderia chegar até a 15ª questão com a possibilidade de 3 ajudas, sendo: meio a meio – retirando duas alternativas erradas; ajuda da plateia – quando os jovens poderiam se manifestar com suas placas; e ajuda do servidor – aquele que estivesse presente poderia ser solicitado pelo jovem. No último dia, realizado no dia 26 de janeiro, o jovem João (nome fictício) foi o vencedor acertando um total de 11 questões.
Ao final, o vencedor recebeu uma barra de chocolate. “Momentos de descontração, lazer, interação e principalmente aquisição de conhecimento por meio do lúdico”, comentou a equipe.
A versão brasileira do jogo é inspirada no formato britânico "Who Wants to Be a Millionaire", da Sony, de quem a TV Globo comprou os direitos.