Cerca de 200 pessoas assistiram a primeira de um total de seis palestras sobre Políticas Públicas e Direitos Humanos, realizada nesta terça-feira (30), no Adamastor Centro, com o tema: “Diversidade mais perto de você”, promovida pela Subsecretaria de Políticas da Diversidade, vinculada a Secretaria de Assuntos Difusos da Prefeitura de Guarulhos.
A palestra foi ministrada por Ana Marques, subsecretária da Diversidade, que abriu a atividade com depoimentos de convidados LGBTI que atualmente participam de capacitação profissional pelo CIET, e fez um relato sobre sua experiência com a filha transsexual. Além disso, Ana Marques mostrou dados sobre violência contra os transexuais, travestis, gays, lésbicas e heterossexuais.
De acordo com Ana Marques, o Brasil é o País que mais mata transexuais e travestis, uma vez que a cada 25 horas morre uma pessoa LGBTI. “São Paulo é a cidade que mais mata, e as mortes LGBTI são sempre com requintes de crueldade. Os assassinatos LGBTI cresceram 30% entre 2016 e 2017. Em 2017 foram registradas 445 mortes de pessoas LGTBIs”, afirmou a subsecretária, que também discorreu sobre legislação, gênero e sexualidade, transexualidade e homossexualidade, preconceito e discriminação, uso de nome social, entre outros.
O secretário de Assuntos Difusos, Lameh Smeili, que representou o prefeito Guti, agradeceu a presença de todos e na mensagem de boas vindas aos presentes afirmou que “só respeitando as diferenças é que nossa sociedade avança”.
Palestras
O 2º ciclo de palestras sobre Políticas Públicas e Direitos Humanos prossegue na sexta-feira, dia 2, com a Subsecretaria de Igualdade Racial com o tema: “Políticas de Promoção da Igualdade Racial e o Enfrentamento ao Racismo e Xenofobia”. A atividade será no auditório sete do Adamastor Centro, na Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo, das 9h às 12h. As inscrições podem ser feitas pelo Portal do servidor (portaldoservidor.guarulhos.sp.gov.br).