A rua Doutor José Mauricio de Oliveira, no Gopoúva, liga duas principais vias da cidade, a Avenida Emilio Ribas e a Alameda Yayá. O trecho de mão única de direção, já no encontro da rua com a Emílio Ribas, é alvo de constantes reclamações dos munícipes que por ali passam todos os dias.
O excesso de veículos tanto nos dois sentidos da avenida quanto na José Maurício leva a um trânsito caótico. Leitores ouvidos pelo GuarulhosWeb reclamam de pequenas colisões, estacionamento irregular e até risco para os pedestres que se arriscam a atravessar por ali.
Alguns moradores acreditam que após a entrega de um condomínio naquele trecho da rua tenha agravado o problema. “Eu trabalho aqui há algum tempo e já era ruim, mas depois que construíram esse prédio a coisa ficou feia. Ninguém tem sossego. O pessoal para na porta das garagens, não tem respeito” contou a doméstica Marcia Cristina Messi.
A Secretaria de Transportes e Trânsito afirmou que fará estudos de viabilidade de eventual implantação de semáforo considerando o impacto à fluidez do trânsito e benefícios à segurança de pedestres.
Segundo contam os moradores, os motoristas não respeitam as leis de trânsito e acabam fechando o cruzamento, parando sobre a faixa de pedestres e cometendo outras irregularidades. “Eles transformam isso aqui em um verdadeiro caos. Sempre vemos colisões, xingamento, buzinas. Isso é comum aqui”, contou uma comerciante que não quis se identificar.
Segundo a Prefeitura, a fiscalização é feita através de ronda diária setorizada em horários variáveis. Em 2017, ainda de acordo com a STT, houve uma autuação no cruzamento e 24 ao longo de toda rua José Maurício de Oliveira.
O GuarulhosWeb esteve no local na manhã desta sexta-feira (2) e flagrou diversas irregularidades, como pedestres transitando pela rua, já que em alguns trechos as calçadas estão intransitáveis. Para agravar a situação, pela via ainda circulam ônibus que acabam ocupando as duas faixas, uma vez que veículos são estacionados dos dois lados da rua.
A administração orienta que medidas de sinalização podem ser solicitadas pelo cidadão diretamente pelo meio do telefone da Central de Inteligência Integrada de Guarulhos – CIIG (2475-6996) ou pessoalmente na Rede Fácil. Além de reclamações sobre obstáculos nas calçadas, que também podem ser feitas no Fácil.