Cidades

Vítima de AVC, idosa aguarda por medicamento há quatro meses no Jardim Fortaleza

Almerinda Ferreira Cruz Souza, de 73 anos, teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em agosto do ano passado e aguarda desde outubro por um medicamento usado na sua dieta de tratamento. A família busca pelo produto na UBS Jardim Fortaleza, porém até o início de fevereiro só recebia sobras de outros pacientes para que a idosa não ficasse sem o produto. Segundo a Prefeitura, a falta de preenchimento em um dos documentos a ser encaminhado para a Secretaria de Saúde provocou o atraso na entrega.
 
A idosa foi internada em agosto de 2017 no Hospital Carlos Chagas, onde teve o diagnóstico de AVC. Após dois meses ela recebeu alta e foi para casa com prescrição médica para continuar a dieta enteral – ingestão controlada de nutrientes. O medicamento é fornecido pelas UBSs. Cada lata custaria em torno de R$ 80.
 
Em resposta ao GuarulhosWeb, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o processo foi encaminhado no dia 9 de outubro de 2017. “No entanto, faltou o preenchimento do Anexo IV pelo nutricionista do hospital, conforme Protocolo Municipal de Dieta enteral Adulto”, afirma nota da assessoria de imprensa. Houve, então, um retorno no dia 1º de fevereiro, quando a solicitação foi concluída. Ainda segundo a secretaria, a entrega está prevista para o dia 28 de fevereiro.
 

Posso ajudar?