Na manhã desta quinta-feira (22) aconteceu no Shopping Bonsucesso a inauguração da primeira Unidade de Apoio Regionalizado ao Empreendedor- UAR Bonsucesso, idealizada por meio do programa Aprende. Durante a apresentação, o secretario de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação, Rodrigo Barros, explicou que um empreendedor do lavras foi a inspiração para que o projeto. A sala, o mobiliário e os computadores foram doados por empresários da cidade.
O Aprende foi desenvolvido em parceria com o SebraE e atende aos cidadãos que já atuam como empreendedores e às pessoas que pretendem montar seu próprio negócio. Os serviços oferecidos incluem um plano de ação envolvendo qualificação, capacitação e orientações gerais, tornando mais eficiente a gestão dos negócios e diminuindo o risco de falência.
Segundo Rodrigo, em janeiro de 2017 durante um atendimento aos Microempreendedores Individuais (MEIs), realizado no Fácil Empresarial, um homem morador do Lavras contou que precisava de dois MEIs para realizar um sonho. Após comprar um carro modelo Ford/Belina, o empreendedor venderia caldo de cana com o veículo aos fins de semana e durante a semana trabalharia como coletor de reciclagem.
Com o exemplo, teria ficado claro as necessidades dos microempreendedores que precisam ir até a região central para registrar suas empresas e procurar por capacitação e orientação.
O espaço inaugurado no Shopping Bonsucesso deve atender este ano 15 mil MEIs. O secretário afirma que até o fim do mandato do prefeito Guti mais sete unidades devem ser inauguradas. Atualmente 57 mil MEIs estão registradas na prefeitura.
A consultoria oferecida pelo Aprende também pode colaborar com a ampliação, modernização e inovação tecnológica nas microempresas. Por meio do Banco do Povo e Super MEI, os empreendedores têm a possibilidade de obter crédito para investimentos com juros abaixo do mercado.