Cidades

Observatório de Políticas Públicas lança site e revista temática

O Observatório de Políticas Públicas (OPP) de Guarulhos, vinculado à Secretaria de Governo, promoveu o lançamento do portal on-line e da revista temática do projeto nesta quinta-feira (22), no Auditório do Paço Municipal, O evento contou com a presença do subsecretário de Assuntos Institucionais, Devanir Cavalcante de Lima, e de representantes e técnicos das diferentes secretarias da administração municipal envolvidas no projeto.
 
O portal tem a finalidade de ser um agregador de conteúdos, disponibilizando uma série de serviços sistematizados, como dados sociais, geográficos e econômicos. É uma ferramenta de centralização das ações, planejamentos e resultados obtidos pela gestão. É possível acessá-lo pelo endereço eletrônico.
 
O OPP reúne, por exemplo, os utensílios urbanísticos que estão dispostos no Guarugeo; levantamentos sobre a economia e o desenvolvimento da cidade; trabalhos acadêmicos sobre diferentes vertentes do município elaborados por instituições públicas e privadas; estudos técnicos, entre outros temas.
 
O chefe de divisão de Apoio Técnico do OPP, Héber Rocha, ressaltou que a ferramenta vai aproveitar todas as informações disponibilizadas no portal da Prefeitura e reunir, de maneira mais sucinta e objetiva, documentos importantes sobre Guarulhos. “A gente tem que evitar ao máximo dar retrabalho ao cidadão e centralizar tudo num único local. A ideia é achar os dados com mais rapidez, reduzindo a quantidade de cliques durante uma pesquisa”, explicou.
 
A primeira edição da revista temática, cuja periodicidade será semestral e abrange assuntos relacionados à saúde, educação, assistência social, habitação e transição demográfica na cidade. Com o pensamento voltado às questões ambientais, o material está disponível somente em Formato Portátil de Documento (PDF) e pode ser consultado pelo link.
 
OPP
Criado por meio do Decreto nº 34.414, em setembro de 2017, o OPP visa analisar a realidade do município, fomentando a construção de soluções significativas para o desenvolvimento da cidade, pois entende que, para avançar, é preciso formular mecanismos de monitoramento de políticas públicas.
 

Posso ajudar?