Pelas redes sociais, pacientes do Pronto Atendimento Dona Luiza, localizado no bairro de mesmo nome, reclamam da falta de estrutura da unidade de saúde, que estaria sofrendo com falta de médicos, aparelhos, medicamentos e insumos. No domingo, 4/03, os relatos indicavam um possível alagamento, após a forte chuva que atingiu a cidade. A Prefeitura nega o problema.
Segundo os pacientes, a falta de médicos estaria causando demora nos atendimentos. A Prefeitura confirmou que o quadro está reduzido por conta de alguns pedidos de demissão e de redução de carga horário de médicos. “O PA Dona Luiza não está com falta de médicos e está garantindo o atendimento em clínica médica e pediatria tanto no plantão diurno como noturno. Para repor o quadro, a Secretaria de Saúde estuda a possibilidade de contrato de emergência ou concurso público para preenchimento dessas vagas” explicou a administração.
Outro problema reclamado pelos pacientes é a falta do aparelho de raio-X. Segundo a Secretaria o problema não está no aparelho e sim no ar condicionado, que é necessário nas operações. “Os pacientes que necessitam do exame estão sendo removidos de ambulância para outras unidades, ao Hospital Pimentas Bonsucesso ou ao PA Alvorada”.
Sobre a falta de materiais e insumos, a Prefeitura alega que o problema é pontual e não prejudica o atendimento. “Todos os procedimentos são realizados por meio da substituição por outros medicamentos e insumos com equivalência de eficácia, empréstimos de outras unidades e trocas”, concluiu a Secretaria.
Com relação à denúncia de alagamento, a pasta esclareceu que houve um vazamento no telhado da UBS e a água da chuva teria escorrido para a recepção. Apesar do ocorrido, os atendimentos não foram interrompidos e o conserto já foi solicitado ao Departamento de Infraestrutura da Secretaria.