Cidades

Piscinão da Vila Galvão passa no primeiro teste de bombas

Com a presença do secretário de Obras, Linaldo Hitoshi Koga, do diretor do Departamento de Infraestrutura, Adelci Teixeira, profissionais da Cronacron Ltda.,  empresa responsável pela obra, e de representantes da comunidade local, a Prefeitura de Guarulhos realizou nesta terça-feira (7) o primeiro teste das bombas de água do Reservatório de Controle de Cheias na Bacia Hidrográfica do Córrego Jacinto, conhecido como piscinão da Vila Galvão.
 
A instalação do equipamento (três bombas com capacidade de 400 litros por segundo) que vai realizar a retirada programada da água acumulada no reservatório após as chuvas, foi a última etapa da obra iniciada em 2012. Localizado no trecho compreendido entre a rua Campista e o rio Cabuçu de Cima, o piscinão ocupa área de 2.500 m², tem em média 12 metros de profundidade, 2,7 km de galerias e capacidade para armazenar 30.000 m³ de água.
 
Após 30 minutos de funcionamento, todas as bombas foram aprovadas. “O teste foi muito bem sucedido. Todo o equipamento está funcionando perfeitamente. Em breve, as enchentes na região vão ser coisa do passado. A administração fez um grande esforço para que finalmente o piscinão estivesse pronto. É algo a se comemorar”, afirmou Koga.
 
Orçada em pouco mais de R$ 24 milhões, sendo cerca de R$22 milhões em recursos Federais, o piscinão vai beneficiar milhares de moradores que sofriam com os constantes alagamentos e enchentes registrados na região, principalmente, no período das chuvas de verão, entre dezembro e março.

Posso ajudar?