Cidades

Criador de programa para tratamento do infarto visita Guarulhos

O cardiologista indiano Sameer Mehta, criador do programa de telemedicina Latin (Latin America Telemedicine Infarct Network), esteve em Guarulhos no final da tarde desta terça-feira (27), para acompanhar de perto o funcionamento do sistema no município. Implantado na cidade em 28 de dezembro passado, o programa, que hoje é operado em aproximadamente 14 centros no Brasil, tem por objetivo agilizar o atendimento do infarto e reduzir os índices de mortalidade pela doença.
 
Radicado nos Estados Unidos, o cardiologista indiano esteve na UPA Paulista, uma das sete unidades que estão conectadas ao Latin no município, e elogiou a operação do sistema na cidade. “Com a implantação do programa, Guarulhos conseguiu diminuir a distância entre pacientes e os serviços de saúde que realizam o tratamento do infarto. Esse acesso à tecnologia e à melhor assistência possível irá prevenir óbitos por doenças cardiovasculares”, explicou.
 
Além da UPA Paulista, o Latin conecta em rede ao Hospital Stella Maris – centro de tratamento cardíaco na cidade – a UPA São João e os serviços de pronto-atendimento Dona Luíza, Maria Dirce, Alvorada, Bonsucesso e Paraventi. Assim, toda vez que essas unidades recebem um paciente com dor no peito, imediatamente é realizado o eletrocardiograma, exame que é transmitido a um centro de medicina em Uberlândia, onde uma equipe médica de plantão 24 horas emite o laudo em no máximo 10 minutos.
 
O laudo é enviado por meio de um programa de computador à unidade que realizou o exame. Em caso de diagnóstico de infarto, um sistema de alerta aciona as centrais de ambulância e de regulação, bem como à equipe de cardiologia do Stella Maris, para a remoção e atendimento do paciente. Com isso, o tratamento do infarto (cateterismo e angioplastia), que antes era realizado em dois dias, hoje é executado em uma hora e meia.
 
Avanço
 “A implantação do Latin é um ganho para o município, que era carente no tratamento do infarto. Esse programa de telemedicina nos permitiu realizar o diagnóstico precoce e preciso da doença. Agora precisamos levar essa informação para toda a população, para que saiba onde procurar ajuda sempre que sentir dor torácica”, destacou a secretária adjunta de Saúde Graciane Dias Figueiredo Mechenas.
 
Da mesma forma, o cardiologista responsável pelo programa em Guarulhos, Cristiano Freitas de Souza, diretor do Departamento de Urgência e Emergência da Saúde, comemorou os resultados do programa. “Em poucos meses, já conseguimos atingir nosso objetivo, que é tratar o infarto no menor espaço de tempo possível e poupar vidas”, disse. Desde sua implantação até agora, o Latin já atendeu mais de 3.600 pessoas nesse período, sendo que desse total 47 tiveram diagnóstico de infarto.
 

Posso ajudar?