A Trail Infraestrutura, empresa responsável pelo serviço de coleta de lixo em Guarulhos, implantou um sistema eletrônico que vai permitir acompanhar em tempo real o horário em que os caminhões da coleta de lixo passam nas ruas de Guarulhos. O sistema é utilizado há anos pelo CSA (Consórcio Sorocaba Ambiental), uma sociedade da Trail que realiza a coleta em Sorocaba.
A empresa foi contratada pela Prefeitura de Guarulhos em fevereiro deste ano para serviços de coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares, limpeza, coleta e transporte de resíduos de feiras livres, de demolição e construção civil e caçambas e de estabelecimentos de saúde, fornecimento, manutenção e higienização de lixeiras e remoção de animais mortos.
Todas as informações do sistema serão disponibilizadas à Prefeitura de Guarulhos, de forma a melhorar também o acompanhamento do desempenho do serviço da coleta de lixo. O sistema é considerado o mais moderno de monitoramento de frotas entre os utilizados no Brasil.
Através de rastreadores, o sistema vai repassar as informações sobre o posicionamento de cada um dos 45 caminhões da coleta à central de monitoramento instalada na sede da Trail. Por um monitor, é possível ver no mapa onde estão os caminhões, uma inovação trazida a Guarulhos pela nova empresa da coleta. Com isso, poderemos saber se o rota estabelecida foi percorrida pelo caminhão e em que horário o veículo passou em um ponto daquela rua.
“Nosso compromisso com a Prefeitura é levar para Guarulhos todo conhecimento que acumulamos em muitos anos prestando serviços em cidades como Campinas, Sorocaba e Jundiaí, onde estamos ainda hoje, por exemplo. E sempre compartilhando todas as informações de forma a buscar um aperfeiçoamento contínuo do serviço”, afirma o gerente da Trail em Guarulhos, o engenheiro Antonio Machado.
Segunda maior cidade do Estado de São Paulo, Guarulhos produz em média por mês entre 30 mil e 35 mil toneladas de resíduos sólidos, que são transportados até o aterro pela Trail. Toda a geografia da cidade, cortada por algumas das principais rodovias do país, é mais um desafio para o serviço.
Além do novo sistema, a Trail está fazendo uma nova divisão de setores de coleta na cidade, após verificar quanto cada um gera de resíduos. Com isso, mais caminhões podem ser deslocados para as rotas com maior produção, o que vai fazer com que haja uma maior eficiência operacional e, consequentemente, um serviço cada vez melhor para a população de Guarulhos.
“Desde que assumimos o contrato, estamos buscando todas as informações para encontrar formas de oferecer o melhor serviço à população. Contamos com a colaboração de todos para isso”, disse Machado.