Cidades

Grupo de Americano vence eleições na Guarucoop pelo 12º mandato seguido

Por 381 a 99 votos, o grupo liderado por Edmilson Americano venceu as eleições para a diretoria da Guarucoop (Cooperativa dos Taxistas do Aeroporto Internacional de Guarulhos) em pleito ocorrido nos últimos dias 28 e 29. Depois de 11 mandatos seguidos, desta vez Americano saiu como vice de Waldir Almeida da Silva, que assume a presidência por mais dois anos. 
 
Apesar dos últimos dias bastante corridos, diante de mais uma disputa eleitoral, Americano recebeu o GuarulhosWeb na manhã desta sexta-feira em sua sala na sede da Guarucoop, onde estava trabalhando, em pleno feriado. Ele falou da importância de mais uma vitória, que sela o reconhecimento da categoria ao trabalho que vem sendo realizado há mais de duas décadas à frente da maior e mais importante cooperativa de taxistas do Brasil. 
 
“É comum que, ao longo do tempo, ocorra um desgaste natural das lideranças. No entanto, na Guarucoop ocorre o contrário. Geralmente, os grupos de oposição conseguem até 150 votos. Desta vez, foram apenas 99 contra nossa chapa”, explicou. Americano disse que preferiu sair como vice-presidente para dar espaço para um companheiro fiel e competente, como ele considera Waldir, que é de seu grupo. 
 
“Nossa diretoria permanece praticamente a mesma. Entendo que o momento é deixar a presidência de alguém que conhece muito a Guarucoop e vai manter o mesmo trabalho que estamos desempenhando ao longo dos últimos 22 anos”. Americano também comemora resultados recentes, como a construção da nova sede própria, que será inaugurada nas próximas semanas, com recursos próprios, sem deixar nada de dívida. “Fora que estamos entregando um caixa com R$ 1,3 milhão”, completou. 
 
Americano revelou que ainda não decidiu o que irá fazer a partir de agora, já que pode vir a se candidatar a deputado federal nas eleições de outubro para representar os taxistas. “Tenho muito o que refletir sobre meus próximos passos, pois os taxistas do Brasil inteiro me pedem para que eu seja candidato. Acredito que a categoria precisa e merece ter um deputado federal taxista para defender nossos interesses. Mas confesso que me preocupa estar em Brasília e ficar longe da minha cidade, da nossa cooperativa. Eu prefiro estar perto. Mas essa decisão ficará para julho, depois de muita reflexão”.
 
O agora vice-presidente da Guarucoop também não descarta participar de forma mais próxima da administração municipal em Guarulhos. “Também tenho muita vontade de. O prefeito Guti sempre deixou portas abertas para que eu somasse forças, mas expliquei que o momento era de foco total na briga em Brasília pela regulamentação. Agora temos a construção das regras aqui na cidade. Teremos que lutar muito aqui e creio que poderemos ter sucesso nisso também”, disse.
 

Posso ajudar?