Cidades

Paciente aguarda há 2 anos para realizar um exame no bairro Morros

O morador André Ricardo do Nascimento Silva, do bairro Morros, entrou em contato com o GuarulhosWeb por não conseguir, após diversas tentativas, marcar alguns exames e não receber um retorno junto aos órgãos responsáveis pela saúde do município. Uma das maiores preocupações é um exame solicitado em março de 2016 por um médico gastroenterologista, que permanece sem uma posição.
 
A Prefeitura informou à reportagem que a marcação de exames no município varia muito de acordo com o tipo de exame. “Por exemplo, um ultrassom de mamas tem o prazo médio de seis meses, mas há outros exames com uma fila de espera maior. No entanto, esse tempo de espera pode ser menor de acordo com a história clínica e classificação de risco do paciente”, informou a Secretaria de Saúde, em nota. Porém, a administração não especificou o caso do paciente André e sua família, que acumulam 21 exames que precisam ser feitos, porém não são marcados.
 
A pasta esclareceu ainda que para diminuir as filas de espera de exames e consultas, foram inaugurados dois serviços de especialidades: o Cemeg Pimentas e o Cantareira.
 
André contou que as marcações de exames e consultas na UBS Morros acontecem apenas no período da manhã, estratégia adotada durante a campanha de vacinação contra a febre amarela e que se prolonga até os dias de hoje, porém muitas vezes os pacientes chegam ao local, mas não conseguem realizar o serviço por falta de sistema. “Às vezes esse sistema volta depois do meio dia e o paciente, mesmo com a solicitação em mãos, não recebe um acolhimento”. André já esteve com a gerente da UBS e entrou em contato com a Secretaria de Saúde, mas não obteve resposta.  
 
A Secretaria respondeu que o agendamento de consulta deve ser feito em horário integral de funcionamento da unidade e vai analisar o ocorrido na unidade Morros, para que o fluxo corresponda às orientações determinadas. Para completar, a pasta informou que “as consultas e exames com especialistas são solicitadas pelos médicos da atenção básica e o usuário realiza o agendamento na recepção. Caso não haja vaga disponível no momento, o paciente é inserido em uma fila de espera”.  
 
Os pacientes que frequentam a UBS Morros indicaram ainda outros problemas na unidade que está há dois meses com os banheiros quebrados e bebedouros que saem água quente. A Prefeitura esclareceu que há apenas um banheiro indisponível pelo local e que estará em funcionamento em breve. Os bebedouros, segundo informaram, estão funcionando normalmente.
 

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