A Secretaria de Assuntos Difusos (SAD), por meio da Subsecretaria de Políticas para o Idoso (SPPI) realizou na manhã desta quarta-feira, dia 18, no CEU Pimentas, a segunda edição da Roda de Conversas sobre a Pessoa Idosa. A ideia do órgão é levar informações para os bairros mais periféricos, onde se encontra a maior parte da população acima dos 60 anos em Guarulhos. A primeira edição dessa iniciativa mostrou a eficácia do evento, ao levar cerca de cem pessoas, entre idosos e profissionais da saúde ao CEU Ponte Alta.
Para o subsecretário Walid Shuqair (SPPI), a importância de levar esse projeto para os bairros menos centrais é auxiliar a subsecretaria a entender as necessidade da população daquele determinado bairro. “Precisamos entender o porque, apesar da nossa população idosa ser maior que em outros municípios, estamos perdendo parte dela, por conta de um fluxo migratório, causado em grande parte pela falta de oportunidades na cidade. Nosso objetivo e missão é conseguir manter as pessoas aqui quando envelhecerem”, ressaltou.
A psicóloga da SPPI, Maria Iracilde, trouxe o tema sobre o envelhecimento ativo e ressaltou a importância de levar uma vida longe do sedentarismo, fazendo exercícios para estimular corpo e mente. Para ela, dentre as práticas fundamentais para chegar a terceira idade com qualidade de vida e de forma ativa, estão os amigos, a autoestima, o descanso e a divisão dos problemas com a família. A segunda palestra do dia, comandada pelo economista e advogado especialista em direito processual, Charlles Jaoude, tratou dos direitos da pessoas idosa, abrindo espaços para perguntas e discussões quanto ao respeito da sociedade à estes direitos.
Para o secretário Lameh Smeili (SAD), respeitar a pessoa idosa é repeitar a si mesmo. “Trabalhar em prol do idoso, saber suas necessidades e o que podemos fazer a mais para tornar a vida deles mais tranquila, é a forma mais eficaz para avançarmos com as políticas públicas para esse segmento. Afinal, criando um ambiente favorável para os idosos de hoje, estamos melhorando nosso próprio futuro”, lembrou.
A roda de conversas contou ainda com duas apresentações de dança, com os grupos de dança sênior e de dança da 3ª Idade, “Casa das Marias”. Além de Walid Shuqair, o evento foi acompanhado pelo coordenador do CEU Pimentas, Fábio Nascimento, pela coordenadora do Fórum Popular da Pessoa Idosa, Zina Costa, pela coordenadora do Espaço Mulher Clara Maria dos Pimentas, Ivone Dias, pelos ex-presidentes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, João Batista e Lydia Magalhães, e da Miss 3ª Idade, Fátima Françoso.