A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI), lançou a Semana do Conhecimento 2018 na tarde desta quinta-feira (3), no Adamastor Centro. Com o tema “A Ciência Para a Redução das Desigualdades”, ela acontecerá entre os dias 15 e 19 de outubro, concentrando as atividades da Feira de Ciência e Engenharia de Guarulhos (Feceg), a Semana Municipal da Ciência e Tecnologia (Semcitec), a Expo Criatividade e a Mostra de Economia Criativa.
Durante o evento, o prefeito Guti destacou a importância do envolvimento de todos os setores que participam da Semana do Conhecimento na evolução da cidade. “É muito importante que todos os atores deste evento estejam engajados nesse processo de mudança positiva para o município. Estamos trabalhando integrados. O poder executivo é um só e esse lançamento é mais um exemplo de que todos devem trabalhar juntos”.
A Semana abrirá as inscrições no dia 30 de maio, quando entrará no ar um novo portal: semanadoconhecimento.guarulhos.sp.gov.br. Este megaevento mobiliza universitários, empreendedores, estudantes do ensino médio e fundamental, professores, pesquisadores, instituições de ensino, lideranças acadêmicas e empresariais.
O interessado em participar com apresentações de trabalhos, exposições, oficinas terá até o próximo dia 6 de setembro para se inscrever. Na sequência, entre os dias 10 de setembro e 1º de outubro, os trabalhos inscritos serão selecionados.
Assim como em 2017, cada atividade da semana abrange um público distinto. A Expo Criatividade expõe projetos de alunos do Ensino Fundamenta l I; a Feceg contempla projetos de alunos do Ensino Fundamental, Médio e Técnico; a Semcitec é uma mostra de divulgação científica, voltada ao público universitário; a Expo Criatividade conta com projetos de alunos do Ensino Fundamental I; e a Mostra de Economia Criativa abrange atividades empreendedoras e inovadoras para o desenvolvimento econômico.
O secretário da SDCETI, Rodrigo Barros, comemorou o crescente envolvimento do setor acadêmico da cidade para a realização do evento. “Neste ano devemos ter 50 instituições conosco. De 201 trabalhos em 2017, mais de 250 devem ser apresentados em outubro. Por fim, de 6 mil pessoas, nossa meta é alcançarmos um público de 10 mil nessa edição. A conexão entre o poder público e a academia é muito importante, e nós decidimos tomar as rédeas disso”.
Os locais, horários e mais detalhes da programação da Semana do Conhecimento 2018 serão divulgados nas próximas semanas.
Balanço da edição passada
Em 2017, a Semana do Conhecimento reuniu aproximadamente 6 mil pessoas. No total foram 201 trabalhos inscritos, de 42 instituições e entidades diferentes, envolvendo mais de 600 autores.
O projeto Colher Ajudante, do Senai Guarulhos, vencedor da Feira de Ciência e Engenharia de Guarulhos (Feceg), foi apresentado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que aconteceu na USP, junto com outros 120 trabalhos desenvolvidos por estudantes de todos o Brasil.
No encerramento da Semana 2017, 32 projetos também foram premiados com placas de honra ao mérito, instituições e personalidades foram homenageadas pelo apoio ao evento e todos os participantes receberam certificados.
Serviço:
Semana do Conhecimento 2018 – A Ciência Para a Redução das Desigualdades
Data: Entre 15 e 19 de outubro
Inscrições: A partir de 30 de maio em semanadoconhecimento.guarulhos.sp.gov.br