Foram iniciados nesta quinta-feira, dia 23, os serviços de recuperação de 12 vias públicas em torno da obra do trecho norte do Rodoanel Mário Covas, que passa por Guarulhos. O termo de permissão assinado entre a Secretaria Municipal de Obras e o Consócio Construcap-Copasa determina, sem nenhum custo para o município, intervenção em cerca de 2,5 km de ruas, avenida e estradas prejudicadas pelo intenso tráfego de veículos pesados que transitam por este trecho.
As obras atendem a solicitação do prefeito Guti, que expôs ao Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) a necessidade de reparos nas vias, comprovadamente danificadas por conta do fluxo. “Os benefícios do Rodoanel são inquestionáveis. É uma obra maravilhosa que interligará todo o Estado, porém não podemos permitir que traga prejuízos à nossa cidade. As vias que receberão as intervenções são fundamentais para Guarulhos e precisam estar em perfeitas condições para garantir a fluidez e a segurança dos motoristas”, destacou o prefeito.
Os endereços beneficiados serão: ruas Noburo Nonaka (recuperação de guias e calçamento, fresagem e recapeamento de 530m); Airton Ferreira Mendes (150m de recapeamento e recuperação de guias); Luis Rosseti (240m de recapeamento); Maria Pereira (260m de recapeamento); Calábria (175m de recapeamento e 145m de recuperação); Benedito de Jesus (100m de recuperação e implantação de guias); Asteróide (recuperação de 102m); Reta (recuperação de 74,5m e recapeamento de 136,6m); avenida Palmira Rossi (fresagem e recapeamento em 150m e recuperação de guias onde necessário), e estradas Do Elenco (400m de recuperação e execução de guias) e David Corrêa (180m de recuperação e 400m de fresagem e recapeamento).
O acompanhamento dos trabalhos da Concessionária está a cargo da Secretaria de Obras. Eventuais bloqueios ou desvios no trânsito de veículos estão sendo coordenados e comunicados à população local pela Secretaria de Transportes e Trânsito. A previsão da Contrucap-Copasa é de que as obras sigam até o próximo dia 30 de julho.
Último trecho em construção, a alça Norte do Rodoanel terá 43 km e interligará as cidades de São Paulo, Guarulhos e Arujá. O traçado inclui 14 túneis, acesso à rodovia Fernão Dias (BR-381) e ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica. A expectativa é de que o trecho receba 70 mil veículos por dia. A Dersa é a empresa responsável pela obra iniciada em 2013, e que tem a entrega da primeira etapa prevista para julho, abertura do segundo trecho, para dezembro deste ano e inauguração em 2019, segundo o Governo do Estado.
Rodoanel Mário Covas
Maior e mais complexo projeto de transporte urbano do Brasil, o Rodoanel Mário Covas, também conhecido como Rodoanel Metropolitano de São Paulo, é uma autoestrada de aproximadamente 180 quilômetros composta por duas pistas de rolamento, com três faixas de tráfego cada, que está sendo construída em torno do centro da Região Metropolitana de São Paulo. O Rodoanel aliviará o intenso tráfego de veículos pesados oriundos do interior do estado e das diversas regiões do país que hoje cruzam as duas vias urbanas marginais da cidade (Pinheiros e Tietê).
A obra é dividida em quatro trechos – Oeste, Sul, Leste e Norte. Quando finalizado, o Rodoanel interligará os dez principais eixos rodoviários que conectam a Região Metropolitana de São Paulo com o interior e litoral do estado, bem como com outras capitais brasileiras.
Para a execução do empreendimento, foi celebrado um convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, DNIT e o Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado de Transportes, com interveniência da DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A. De acordo com a Superintendência Regional do DNIT no estado de São Paulo, o valor atualizado da obra ultrapassa 13 bilhões de reais.