Servidores da Secretaria de Serviços Públicos e da Subsecretaria de Comunicação (Secom) realizaram nesta quinta-feira, dia 14, doação de sangue ao Hemocentro São Lucas, no Centro. Doze pessoas participaram da iniciativa em adesão à campanha Junho Vermelho, que estimula à doação de sangue voluntária em todo o país.
A ação, que será repetida ainda neste mês para que mais servidores possam doar, já que o hemocentro recebe grupos de no máximo 15 pessoas por vez, tem como objetivo incentivar a doação de sangue regular entre os servidores.
De acordo com o Ministério da Saúde, para ser um doador de sangue, o voluntário precisa ter idade entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica no dia anterior e não ter doenças sanguíneas. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização de um responsável legal. A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde já que a recuperação acontece imediatamente após a doação.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, uma doação pode salvar até quatro vidas. As transfusões de sangue são utilizadas em situações de socorro a vítimas de acidentes de carro; queimaduras; anemia; problemas de coagulação no sangue, entre outras.
Interessados em participar da campanha Junho Vermelho devem se dirigir a algum hemocentro (veja os endereços abaixo), apresentar documento oficial com foto, responder um questionário simples e realizar rápida entrevista para avaliação da condição de saúde.
Guarulhos possui três hemocentros
Hemocentro São Lucas – Rua Santo Antônio, 95 – Centro
Hospital Stella Maris – Rua Maria Candida Pereira, 568 – Itapegica
Hospital Geral de Guarulhos – Alameda dos Lírios, 200 Parque Cecap