Guarulhos registrou um óbito por gripe do tipo H1N1 neste ano. Apesar da má notícia – e da prorrogação da campanha de vacinação – a procura nas Unidades Básicas de Saúde da cidade segue baixa. Mais de 97 mil pessoas são esperadas pela Prefeitura nas UBSs. Segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina de 2018 previne a população alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.
A Secretaria de Saúde de Guarulhos tem como meta vacinar 280 mil pessoas. Até a quinta-feira, 14/6, haviam sido imunizadas 182.558 pessoas na cidade. Segundo a pasta, todas as UBSs oferecem doses da vacina para o público alvo: trabalhadores da saúde; indígenas; pessoas com 60 ou mais; crianças de seis meses até menores de cinco anos; gestantes; puerperais (até 45 dias após o parto); pessoas com doenças crônicas (com solicitação médica); professores; pessoas privadas de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas (Fundação Casa); e funcionários do sistema prisional.
A vacina contra gripe é produzida pelo Instituto Butantan, unidade vinculada à Secretaria Estadual da Saúde, que neste ano disponibilizou 60 milhões de doses ao Ministério da Saúde para a realização da campanha em todo o Brasil.
No Estado de São Paulo, a meta da campanha, que teve início em 23 de abril, é vacinar 10,7 milhões de pessoas contra o vírus Influenza. Mais de 9,1 milhões de paulistas já estão imunizados.



