Cidades

Alunos dos Telecentros participam de formatura no Adamastor Centro

Na última quarta-feira (11) foi realizada, no Salão de Artes do Centro Municipal de Educação Adamastor, Centro, a formatura de cerca de 550 alunos, dos 14 Telecentros da cidade. Os formandos são alunos dos módulos de Informática Básica e Informática Avançada, realizados em maio e junho deste ano, respectivamente.
 
Durante a cerimônia, três jovens, representando diferentes polos, receberam diplomas das mãos do prefeito Guti, da secretária do Trabalho, Telma Cardia, e da subsecretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Marli Aparecida Nabas, em homenagem aos demais formandos.
 
Na ocasião, o prefeito agradeceu o empenho da secretária Telma Cardia e reafirmou a importância de a população ter acesso aos conhecimentos na área de informática. “Nós descentralizamos os telecentros para atender melhor toda a cidade de Guarulhos. Até pouco tempo eram poucas as unidades e hoje já contamos com 14 pontos no município. Ter domínio dessa ferramenta é necessário para se qualificar para o mercado de trabalho”, afirmou o prefeito.
 
Telecentro na Ponte Grande tem turma de idosos
O Telecentro instalado na Ponte Grande, na ONG São Geraldo, um dos 14 pontos em Guarulhos, tem uma turma especial. No local, cerca de 10 idosos, todos acima dos 65 anos, participam de aula de informática.
 
Para eles, as aulas não seguem um conteúdo programático. Elas atendem à necessidade e evolução de cada aluno. A maioria, que não tinha acesso à informática antes de frequentar o Telecentro, ainda está no período de adaptação, treinando as habilidades motoras e a visão, com jogos educativos, inicialmente desenvolvidos para crianças.
 
“Nós nos adaptamos a cada um deles. Alguns não têm facilidade de usar o teclado e o mouse, então trabalhamos atividades como pesquisa na internet. Outros que apresentam dificuldades motoras para usar o mouse ou o teclado, começamos com digitação e a movimentação do mouse” explicou o professor, Thiago Francisco.
 
O senhor Amandio Augusto, de 69 anos, é exemplo de um aluno dedicado e que já apresenta progressos. Parte do treino é buscar notícias na internet, especialmente ligadas ao esporte.
 
No local, em horários e dias diferentes, os adolescentes que frequentam a ONG também participam das aulas de informática e, diferente dos idosos, seguem o conteúdo programático definido pelo programa.
 
Programa de Inclusão Digital
O Programa de Inclusão Digital visa oferecer cursos de informática gratuitos para a população. A iniciativa é uma Parceria entre Secretaria do Trabalho, Secretaria da Educação e Associações Comunitárias.
 
As aulas são divididas em quatro módulos: Informática Básica; Informática Avançada; Montagem e Manutenção de Computadores e Introdução a Automação e Robótica. Cada módulo tem uma carga de 40 horas, distribuídas em 20 dias de aulas.
 
Os interessados em participar dos cursos podem obter informações diretamente nas unidades:
 
CEU PIMENTAS
Estrada Do Caminho Velho, 351
 
CEU PRESIDENTE DUTRA
Rua Maria Paula Motta, 100
Fone: 2432-8930
 
CEU PARAISO ALVORADA
Rua Dom Silvério, S/N
Fone: 2456-2524
 
CEU OTTAWA
Avenida Morada Nova, 208
Fone: 2279-2705
 
CEU PARQUE SÃO MIGUEL
Rua Joaquim Moreira, S/N
Fone: 2421-2445
 
CEU JARDIM CUMBICA
Avenida Atalaia Do Norte,544
Fone: 2412-2771
 
CEU ROSA DE FRANÇA
Rua Sergipe, S/N
Fone: 2304-7589
 
CEU BAMBI
Rua Benedicto Thieso, S/N
Fone: 2408-5402
 
CEU PONTE ALTA
Rua Pernambuco, 836
Fone: 2436-6813
 
VILA AUGUSTA
Avenida Antonio Iervolino, 225
Fone: 2425-2847
 
COORDENADORIA DA JUVENTUDE
Rua Nadir, 1995
 
IPORANGA – ONG CELICOM
Rua Tocantinópolis, 295
 
PONTE GRANDE – ONG SÃO GERALDO
Rua Pedro Angelo Janitelli, 37
 
CIC PIMENTAS
Estrada Capão Bonito, 64
 
SÃO JOÃO – BIBLIOTECA
Rua Mesquita, 161
 

Posso ajudar?