Cidades

Entidades descartam nova greve de caminhoneiros; Postos na cidade não sentem impacto

Voltaram a circular nas redes sociais, no fim de semana, mensagens sobre uma nova greve de caminhoneiros. Assinada pela União dos Caminhoneiros do Brasil (UDC Brasil), entidade não reconhecida pela maioria dos caminhoneiros e que não possui site ou página em redes sociais, a mensagem foi distribuída por grupos de mensagens via Whatsapp.
 
No comunicado, a UDC-Brasil diz que iniciará uma mobilização nacional a partir do dia 09/09 por tempo indeterminado em todo o território nacional, cobrando do governo federal o cumprimento e fiscalização da tabela de fretes, que está valendo desde a greve dos caminhoneiros de maio, mas que não tem sido cumprida por todas as empresas de transporte e embarcadores do país.
 
A ABCAM (Associação Brasileira dos Caminhoneiros) e a CNTA (Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos) dizem que uma nova paralisação geral dos transportadores, como aconteceu em maio deste ano, não irá ocorrer.
 
O Governo Federal, por meio da Casa Civil, diz que está cumprindo o acordo com os caminhoneiros, ouvindo a categoria e que o novo comunicado sobre uma greve não foi feito pelas lideranças engajadas nas negociações com o governo.
 
Em Guarulhos
O GuarulhosWeb ouviu três gerentes de postos de gasolina, no Bom Clima, Picanço e Gopoúva. Em nenhum deles houve aumento na procura por combustível por conta das mensagens. “Aqui está normal. Eu recebi mensagem também, no domingo. Mas logo depois mandaram outras de representantes de entidades dos caminhoneiros desmentindo a paralisação”, explicou um deles, que pediu para não ser identificado.
 
De acordo com a CNTA, uma nova paralisação irá desmoralizar, desmerecer e tirar a credibilidade conquistada pela categoria durante a greve geral de maio. A Abcam informou que se mantém atenta às movimentações do governo, e que irá cobrar o cumprimento do acordo de redução do valor do diesel até dezembro, quando o subsídio de R$ 0,46 por litro do combustível termina.
 
A ANTT publicou nota informando que, devido ao aumento do valor dos combustíveis, irá publicar uma tabela atualizada com novos valores para o transporte rodoviário. No entanto, até que a publicação de uma nova tabela não ocorra, está valendo a tabela publicada em 30 de maio de 2018.

Posso ajudar?